startups

Ant Financial vale 130 mil milhões de euros. É a startup mais valiosa do mundo

Ant Financial
Foto: REUTERS/Shu Zhang

Uma nova ronda de financiamento permite à Ant Financial ter o dobro do valor de mercado da Uber, a segunda startup mais valiosa do momento.

A Ant Financial, uma startup chinesa que presta serviços financeiros, terá conseguido uma nova ronda de financiamento no valor de 8,6 mil milhões de euros. O negócio está a ser avançado pela Reuters, que cita cinco fontes “com conhecimento direto” da operação. O encaixe fez o valor global disparar para 130 mil milhões de euros, o que torna a Ant Financial na startup mais valiosa do mundo.

Esta jovem empresa é um spin-off da gigante tecnológica Alibaba, fundada por Jack Ma, um dos mais conhecidos empreendedores chineses. A Ant Financial tem disponíveis vários serviços – como o Alipay, na área dos pagamentos digitais, e o Yu’e Bao, um fundo de investimento com mais de 300 milhões de utilizadores -, sendo considerada uma das maiores fintech da atualidade.

A valorização de 130 mil milhões de euros, o equivalente a 150 mil milhões de dólares, torna a Ant Financial na startup mais valiosa do mundo por larga margem: a norte-americana Uber e as chinesas Didi Chuxing e Xiaomi valem 72, 50 e 46 mil milhões de dólares respetivamente.

A nova ronda de financiamento terá sido conseguida pela Ant Financial junto de investidores locais e internacionais, segundo a reportagem da Reuters. Entre os novos investidores estão nomes como os fundos Warburg Pincus, Carlyle Group e Sequoia Capital.

A nova ronda de financiamento acontece numa altura em que há rumores da possível entrada em bolsa por parte da Ant Financial, algo que poderá concretizar-se durante o ano de 2019. A acontecer, pode tornar-se numa das maiores Ofertas Públicas Iniciais (IPO na sigla em inglês) dos últimos anos.

Um gigante ainda em crescimento
O número de utilizadores da Ant Financial, uma empresa criada em 2014 a partir da Alibaba, ronda os 870 milhões, sobretudo em mercados asiáticos. O objetivo da empresa, segundo um artigo da publicação The Guardian, é chegar aos dois mil milhões de utilizadores.

A Ant Financial está para os serviços financeiros na China um pouco como o Facebook está na área social para utilizadores da Europa e dos EUA: uma mesma empresa disponibiliza diferentes serviços e que dão resposta à maior parte das necessidades das pessoas nesse segmento específico.

No caso da startup chinesa, além do Alipay e do Yu’e Bao, também é possível contratar seguros, microcréditos e outros produtos de investimento financeiro. A Ant Financial também é conhecida pelo Sesame Credit, um sistema de pontuação que tem em conta o histórico de transação de cada utilizador – quando maior for a pontuação, maior probabilidade tem de conseguir um crédito, por exemplo.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

O ministro das Finanças, Mário Centeno, fala durante conferência de imprensa sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), realizada no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa, 16 de outubro de 2018. Na proposta de OE2019, o Governo estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 118,5% do PIB. No documento, o executivo mantém a estimativa de défice orçamental de 0,2% do PIB no próximo ano e de 0,7% do PIB este ano. RODRIGO ANTUNES/LUSA

IRS: Escalões vão absorver parte do aumento salarial de 2019

António Costa, que cumprimenta João Oliveira, com Jerónimo de Sousa e Catarina Martins© Lusa

Quanto valem as medidas negociadas à esquerda?

Outros conteúdos GMG
Ant Financial vale 130 mil milhões de euros. É a startup mais valiosa do mundo