startups

Ant Financial vale 130 mil milhões de euros. É a startup mais valiosa do mundo

Ant Financial
Foto: REUTERS/Shu Zhang

Uma nova ronda de financiamento permite à Ant Financial ter o dobro do valor de mercado da Uber, a segunda startup mais valiosa do momento.

A Ant Financial, uma startup chinesa que presta serviços financeiros, terá conseguido uma nova ronda de financiamento no valor de 8,6 mil milhões de euros. O negócio está a ser avançado pela Reuters, que cita cinco fontes “com conhecimento direto” da operação. O encaixe fez o valor global disparar para 130 mil milhões de euros, o que torna a Ant Financial na startup mais valiosa do mundo.

Esta jovem empresa é um spin-off da gigante tecnológica Alibaba, fundada por Jack Ma, um dos mais conhecidos empreendedores chineses. A Ant Financial tem disponíveis vários serviços – como o Alipay, na área dos pagamentos digitais, e o Yu’e Bao, um fundo de investimento com mais de 300 milhões de utilizadores -, sendo considerada uma das maiores fintech da atualidade.

A valorização de 130 mil milhões de euros, o equivalente a 150 mil milhões de dólares, torna a Ant Financial na startup mais valiosa do mundo por larga margem: a norte-americana Uber e as chinesas Didi Chuxing e Xiaomi valem 72, 50 e 46 mil milhões de dólares respetivamente.

A nova ronda de financiamento terá sido conseguida pela Ant Financial junto de investidores locais e internacionais, segundo a reportagem da Reuters. Entre os novos investidores estão nomes como os fundos Warburg Pincus, Carlyle Group e Sequoia Capital.

A nova ronda de financiamento acontece numa altura em que há rumores da possível entrada em bolsa por parte da Ant Financial, algo que poderá concretizar-se durante o ano de 2019. A acontecer, pode tornar-se numa das maiores Ofertas Públicas Iniciais (IPO na sigla em inglês) dos últimos anos.

Um gigante ainda em crescimento
O número de utilizadores da Ant Financial, uma empresa criada em 2014 a partir da Alibaba, ronda os 870 milhões, sobretudo em mercados asiáticos. O objetivo da empresa, segundo um artigo da publicação The Guardian, é chegar aos dois mil milhões de utilizadores.

A Ant Financial está para os serviços financeiros na China um pouco como o Facebook está na área social para utilizadores da Europa e dos EUA: uma mesma empresa disponibiliza diferentes serviços e que dão resposta à maior parte das necessidades das pessoas nesse segmento específico.

No caso da startup chinesa, além do Alipay e do Yu’e Bao, também é possível contratar seguros, microcréditos e outros produtos de investimento financeiro. A Ant Financial também é conhecida pelo Sesame Credit, um sistema de pontuação que tem em conta o histórico de transação de cada utilizador – quando maior for a pontuação, maior probabilidade tem de conseguir um crédito, por exemplo.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Governo ganha 128 milhões de euros em receita com aumentos da função pública

Autoridade para as Condições do Trabalho

Inspetores do Estado contra “140 anos para chegar ao topo da carreira”

António Mexia, presidente executivo da EDP. Fotografia: REUTERS/Pedro Nunes

Chineses da EDP não abdicam de desblindar estatutos. OPA quase morta

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Ant Financial vale 130 mil milhões de euros. É a startup mais valiosa do mundo