Tecnologia

Anúncios fraudulentos ‘matam’ bateria dos smartphones Android

bateria-viciada-696x510

Novo esquema faz com que anúncios em vídeo executem em segundo plano, sem que o utilizador se aperceba.

Há um novo esquema fraudulento que está a gerar dezenas de milhares de dólares graças aos smartphones dos utilizadores – e pelo caminho está também a ‘destruir-lhes’ a bateria. A revelação é feita pela publicação BuzzFeed News, após uma investigação a dados recolhidos pela empresa Protected Media.

Segundo a reportagem, os criminosos estavam a explorar a rede de publicidade digital da empresa israelita Aniview, que nega qualquer envolvimento no caso. “Como uma ação imediata, paramos esta atividade e começamos e continuamos a avaliar internamente este incidente”, disse Alon Carmel, diretor executivo da tecnológica, em resposta.

Aquilo que acontece é que alguns anúncios da tipologia banner que aparecem durante a utilização das aplicações têm, na verdade, um segundo anúncio, em formato de vídeo, a executar em segundo plano e sem que o utilizador saiba.

Leia também | Aplicações maliciosas que pode ter no seu smartphone e vai querer desinstalar

Os agentes maliciosos estão a ganhar dinheiro com este esquema, pois conseguem vender reproduções de anúncios de vídeo quando na realidade estes não estão a ser realmente vistos.

Aqui os grandes prejudicados acabam por ser as empresas que investem em publicidade vídeo nos smartphones, mas os utilizadores também saem ‘magoados’ deste esquema. É que a reprodução de vídeo é um dos elementos que mais impacto tem na autonomia da bateria.

Isto significa que se o utilizador estiver a usar uma aplicação legítima, mas que foi corrompida por este esquema de publicidade, então pode ver a ‘vida’ da bateria do smartphone ser destruída.

A publicação BuzzFeed não revela o nome de aplicações populares que possam ter sido prejudicadas por este esquema fraudulento, mas uma forma de perceber se foi ou não vítima desta burla é perceber se há alguma aplicação no smartphone que está a consumir mais bateria do que é normal.

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
light-1208275_1280

Bruxelas diz sim: Governo pode baixar IVA da luz de 23 para 6%

António Mexia, CEO da EDP. (Fotografia: Sara Matos / Global Imagens)

EDP anuncia venda ativos renováveis no valor de 800 milhões

A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral. Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Conselho das Finanças elogia Centeno pelo “controlo das despesas”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Anúncios fraudulentos ‘matam’ bateria dos smartphones Android