Indústria do calçado

Assembleia de credores da Eureka agendada para 17 de abril

As sapatarias Eurka encerraram no início do ano, mas em algumas delas abriram já sapatarias da nova marca do grupo Foto: D.R.
As sapatarias Eurka encerraram no início do ano, mas em algumas delas abriram já sapatarias da nova marca do grupo Foto: D.R.

A Alberto Sousa, Lda, dona da marca Eureka, já havia informado os 150 trabalhadores de que se iria apresentar à insolvência quando os dispensou

Está já agendada para 17 de abril a assembleia de credores da Alberto Sousa, Lda, a produtora de calçado de Vizela, detentora da marca Eureka. A sentença de declaração de insolvência foi decretada pelo Tribunal de Guimarães na passada sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

O tribunal nomeou, ainda, António Carlos da Silva Santos para administrador da insolvência, estabelecendo o prazo habitual na lei, os 30 dias, para a reclamação de créditos.

Recorde-se que a Alberto Sousa, Lda havia informado os seus 150 trabalhadores que se ia apresentar à insolvência no passado dia 14 de fevereiro, invocando “motivos de ordem económica”. Na altura da dispensa dos trabalhadores liquidou integralmente os salários. Segundo o Dinheiro Vivo apurou, a grande maioria já terá sido absorvida por empresas da região, incluindo uma outra do grupo Eureka.

As dificuldades financeiras da Alberto Sousa foram conhecidas em 2018, quando se apresentou a um processo especial de revitalização (PER), com dívidas de 22 milhões de euros a 622 credores. PER este que foi dado por encerrado, em novembro de 2019, na sequência da homologação pelo tribunal do plano de recuperação aprovado pelos credores.

Há três semanas, a Alberto Sousa anunciou o encerramento da rede de lojas Eureka e, em declarações ao ECO, o advogado da empresa, José Nogueira, garantia que a fábrica de Vizela se iria manter aberta e que a empresa se passaria a “dedicar exclusivamente à componente industrial e a privilegiar a sua matriz inicial”.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Assembleia de credores da Eureka agendada para 17 de abril