Associações de consumidores recusam que contribuintes paguem resgate do Paschi

Associações de consumidores em Itália vêem "risco moral" no resgate e criticam que intervenção vai prejudicar contribuintes e aumentar a dívida

As associações de consumidores italianas rejeitaram hoje que os contribuintes paguem as consequências do resgate do banco Monte dei Paschi di Siena, depois de o BCE ter estimado que a instituição precisa de 8.800 milhões de euros.

A instituição italiana, a mais antiga do mundo, informou na segunda-feira na sua página oficial da internet que o Banco Central Europeu (BCE) comunicou, numa carta enviada ao Ministério da Economia de Itália, que as necessidades de capital para o Monte dei Paschi di Siena são de 8.800 milhões de euros, face aos 5.000 milhões de euros inicialmente contemplados no plano de recapitalização do banco.

O BCE, que desempenha o papel de Supervisor Único Bancário europeu, considera que os problemas de liquidez do terceiro banco de Itália aumentaram entre 30 de novembro e 21 de dezembro.

Associações de consumidores em Itália, como a Federconsumatori ou a Adusbef, qualificaram hoje de "risco moral" este resgate e criticaram o facto de esta intervenção poder prejudicar os contribuintes, além de aumentar a dívida pública.

Nas últimas semanas, o banco italiano tentou captar capital para levar a cabo uma recapitalização de 5.000 milhões de euros, mas sem sucesso.

O Monte dei Paschi di Siena foi a única instituição financeira que em julho ficou abaixo dos valores mínimos exigidos a 51 bancos europeus avaliados pelas Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Os responsáveis pelo banco não fazem qualquer comentário sobre o plano de intervenção do BCE.

Na segunda-feira, o presidente do Bundesbank pediu para que a situação do banco italiano fosse analisada "minuciosamente", recordando que o uso de "fundos públicos" só deve ser contemplado "como último recurso".

Jens Weidmann disse também que "sobre o Monte dei Paschi di Siena estão ainda muitas questões em aberto".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de