Tecnologia

Ataque ao Facebook pode afetar também outros serviços, como o Instagram

facebook-monitorizacao (8)

Os responsáveis do Facebook admitem que o ataque pode não estar confinado só à rede social, com a possibilidade de se estender a outros serviços.

O Facebook revelou que foi alvo de um ataque, que, através de uma vulnerabilidade no código, permitiu que hackers tivessem acesso a dados de login de pelo menos 50 milhões de utilizadores. Se recebeu alguma mensagem ou notificação do Facebook a indicar que a sua sessão tinha expirado e que era necessário introduzir novamente os seus dados, tudo indica que esteja no grupo de utilizadores afetados.

Durante uma chamada de videoconferência com jornalistas, citado pelo TechCrunch, Guy Rosen, VP Product Management do Facebook, explicou que “a vulnerabilidade é no Facebook, mas que os tokens de acesso permitem que alguém utilize uma conta conectada como se fosse o dono – e isto significa que possa haver também acesso a aplicações externas para as quais utiliza o login do Facebook”.

Leia também | Ataque ao Facebook deixa 50 milhões de contas expostas

Há vários serviços que utilizam o login do Facebook como “chave” de acesso, por questões de comodidade e facilidade para o utilizador – como é o caso do Instagram, Spotify, Waze e tantos outros. “Agora que já fizemos reset a todo os tokens de acesso, os programadores que usem o login do Facebook vão conseguir perceber se os tokens foram alvo de reset, identificar os utilizadores e pedir-lhes que façam novamente login nessas aplicações”, indicou Rosen.

O Instagram, comprado pelo Facebook em 2012, também está na lista de preocupações, ainda por cima tendo em conta os milhões de utilizadores. Guy Rosen refere que o Facebook ainda não conseguiu perceber a natureza exata do ataque e se há acesso ilegítimo às contas do Instagram ou não. Ainda assim, é aconselhável que quem tem o Instagram associado ao Facebook (para permitir posts partilhados entre redes, por exemplo), altere essa situação nas definições (abrir a app do Instagram, Definições, ir até contas associadas e dissociar a conta).

Leia a notícia completa em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

O empresário Joe Berardo à chegada para a sua audição perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A “golpada”, a falta de património e o risco todo no lado da CGD

Luís Castro Henriques .
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Luís Castro Henriques: “Portugal já não é um país de burocratas”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Ataque ao Facebook pode afetar também outros serviços, como o Instagram