Metalurgia

Atena Equity Partners vendeu posição na ASBW “após sucesso na revitalização”

ASBW. Fotografia: DR
ASBW. Fotografia: DR

Empresa metalúrgica triplicou faturação entre 2016 e 2020 e tornou-se líder ibérica de lingote e barra de latão

A Atena Equity Partners anunciou a conclusão da venda da sua participação maioritária na ASBW, após o “sucesso do processo de revitalização” da empresa metalúrgica com sede em Santa Maria da Feira. A operação foi agora concretizada, através de um management buyout (MBO), que inclui António Silva, o CEO da companhia, e os acionistas minoritários, Alberto Barbosa, António Barbosa e Elias Rebuge.

“O investimento na ASBW demonstra a nossa capacidade de reestruturar e revitalizar negócios e empresas. Em apenas quatro anos conseguimos transformar os ativos de uma sociedade insolvente numa empresa líder, que é hoje o maior produtor ibérico de lingote e barra de latão. Criámos dezenas de postos de trabalho, fomentámos as exportações e mais do que triplicámos as vendas da empresa. Concretizamos esta alienação com um sentido de dever cumprido, pois conseguimos salvar mais uma empresa e contribuímos para a criação de riqueza em Portugal”, destaca Miguel Lancastre, um dos fundadores da Atena Equity Partners, em comunicado.

Foi no início de 2016 que a Atena comprou, em leilão, a totalidade dos ativos da Alberto da Silva Barbosa & Filhos, então insolvente. Implementou “rigorosos procedimento”s de gestão de risco de oscilação do preço das matérias-primas, adotou políticas de gestão de risco de crédito, apoiou o desenvolvimento dos principais clientes portugueses e reforçou as exportações, com destaque para o mercado alemão. Foram ainda realizados “investimentos relevantes nas infraestruturas”, de modo a preparar a empresa, agora designada por ASBW, para uma nova fase de desenvolvimento.

“Fruto do trabalho desenvolvido, a ASBW tornou-se numa empresa PME líder, tendo no último ano faturado mais de 34M€, dos quais cerca de metade resultantes de exportações diretas. A empresa conta hoje com cerca de 65 colaboradores e tem capacidade para transformação de 40.000 toneladas, sendo líder ibérica no seu setor de atividade”, destaca o comunicado. O valor do negócio não foi revelado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Atena Equity Partners vendeu posição na ASBW “após sucesso na revitalização”