Cascais

Autocarro autónomo vai ligar praias de Cascais

Fotografia: Carlos Manuel Martins/Global Imagens
Fotografia: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

De São João a Carcavelos num autocarro sem condutor. A proposta da câmara começa a andar até final do ano. Parceiro nacional desenvolve o veículo

Os primeiros testes ainda não arrancaram mas as metas já estão traçadas: até final do ano, Cascais quer ligar São João do Estoril a Carcavelos por autocarro autónomo. Opercurso não tem mais de 14 quilómetros, mas representa uma nova fase para Cascais que já dá cartas lá fora quanto smart city.

Neste momento, a vila está “a finalizar o processo que permitirá testar o veículo dentro das instalações da Câmara”, e até final do ano, poderá haver passageiros reais a usufruir deste veículo, adiantou ao Dinheiro Vivo, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais.

O autarca tem sido o grande mentor dos projetos tecnológicos do município e tem-se esforçado por colocar Cascais entre as ‘cidades inteligentes’ mais avançadas da Europa. Foi com esse mandato que, por exemplo, em janeiro, o autarca foi à CES, a maior feira de tecnologia do mundo, e na última semana à MIPIM, em Cannes, onde se reuniram os maiores players do setor imobiliário, para falar de urbanismo e desenvolvimento sustentável.

“É o cidadão que lidera a transformação, não andamos a fazer apps pela tecnologia, fazemo-las porque queremos melhorar a vida dos cidadãos”, destacou ao Dinheiro Vivo.

Para este projeto escolheu um parceiro português da região de Coimbra, que está a ultimar os detalhes que vão pôr o autocarro a andar. Findo este processo, “o primeiro teste arrancará dentro de um mês”. O circuito de teste deverá ser realizado na Adroana onde a autarquia tem um complexo municipal multiserviços, que permite fazer a circulação entre os vários edifícios, como se se estivesse a fazer o normal transporte dos funcionários, mas sem utilização das vias públicas, que exigiriam outras licenças.

“Se o teste dentro das instalações correr bem, até final deste ano o nosso compromisso é ter um troço a unir São João e Carcavelos totalmente em veículo autónomo”, assegura Miguel Pinto Luz, que prefere, para já, não avançar valores de investimento.

O novo autocarro surge dentro do Mobi Cascais, o sistema de mobilidade integrada que a Vila introduziu no verão de 2016. O projeto já promove a utilização de bicicletas, e criou 1280 lugares de estacionamento gratuito; agora a tecnologia inteligente vai dar novo salto, equiparando o município a uma qualquer grande cidade norte-americana.

“Esse operador tem a obrigação de apresentar soluções inovadoras de mobilidade. E foi nesse contexto que surgiu este projeto [do autocarro]”, destaca Pinto Luz que, desde que prometia a criação de uma área específica para testar carros autónomos já este ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. (Fotografia: Mário Cruz/ Lusa)

Carlos Costa: “Não participei nos 25 grandes créditos que geraram perdas” à CGD

Pedro Granadeiro / Global Imagens

Reclamações. Anacom acusa CTT de divulgar informação enganosa

Paulo Macedo, presidente da CGD

CGD cumpre “com margem significativa” requisitos de capital do BCE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Autocarro autónomo vai ligar praias de Cascais