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Autoeuropa. Direção e operários sem acordo para pagar domingos

Autoeuropa dá emprego a 5900 pessoas dentro da fábrica. Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens
Autoeuropa dá emprego a 5900 pessoas dentro da fábrica. Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens

Administração da fábrica de Palmela prepara-se para impor compensação pelos novos horários. Trabalhadores vão discutir formas de luta em junho.

A Autoeuropa vai funcionar em laboração contínua depois das férias de agosto, mas trabalhadores e administração não se entendem sobre o pagamento dos domingos. A comissão de trabalhadores, por causa disso, vai marcar plenários na fábrica de Palmela para o início de junho, mas admite que a administração volte a impor condições, tal como aconteceu no final do ano passado. Contactada pelo Dinheiro Vivo, fonte oficial da Autoeuropa não comenta.

“Após várias reuniões sobre a compensação a pagar para a laboração contínua e AE19, não foi possível chegarmos a um entendimento, pois os valores e condições apresentadas continuam insuficientes tendo em conta as expectativas dos trabalhadores”, refere o comunicado da comissão de trabalhadores emitido na sexta-feira.

A administração da fábrica de Palmela quererá pagar os dias de trabalho ao sábado e domingo como dias normais de trabalho, segundo fonte ligada à comissão de trabalhadores, agora liderada por Fausto Dionísio – após a saída de Fernando Gonçalves. Os representantes dos 5700 operários da Autoeuropa reclamam mais dinheiro para trabalhar ao domingo.

Perante o impasse, a comissão de trabalhadores antecipa uma nova decisão unilateral da administração. “A empresa informou-nos que irá comunicar aos trabalhadores a compensação financeira que pretende aplicar unilateralmente”.

A manter-se esta posição, “a comissão de trabalhadores irá brevemente convocar plenários para ouvir e discutir com os trabalhadores a situação”. Os plenários, que serão marcados na sexta-feira, deverão decorrer no início de junho.

A Autoeuropa vai funcionar com 19 turnos de laboração depois das férias de agosto: três turnos diários de segunda a sexta e dois turnos diários ao sábado e domingo. Já está acordado com a administração liderada por Miguel Sanches que os operários terão uma semana de trabalho de cinco dias, com duas folgas consecutivas. Estes dias de descanso serão gozados ao sábado e domingo de duas em duas semanas.

A construção do modelo T-Roc, o primeiro modelo de larga escala da fábrica de Palmela, obriga a este acréscimo de produção na segunda metade deste ano. Este ano, prevê-se que sejam produzidos 240 mil automóveis na Autoeuropa; hoje, já saem das linhas de montagem 860 carros por dia.

Do lado dos sindicatos, o SITE-Sul diz que vai ter reunir-se amanhã de manhã com a administração e a comissão de trabalhadores, adiantou Eduardo Florindo, coordenador do sindicato afeto à CGTP. O Sindel, afeto à UGT, não tem encontros agendados, para já.

O impasse no pagamento dos domingos surge quase dois meses depois de os trabalhadores da Autoeuropa terem aprovado os aumentos salariais na fábrica, com efeitos retroativos a outubro de 2017. Além do aumento do vencimento de 3,2%, serão integrados 250 precários até ao final do ano.

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