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Autoeuropa volta a negociar horários com comissão de trabalhadores

Autoeuropa. (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens)
Autoeuropa. (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens)

Decisão foi comunicada após reunião com a administração e evita greve ao trabalho extraordinário na fábrica de Palmela.

A administração da Autoeuropa vai voltar a negociar os novos horários na fábrica de Palmela com a comissão de trabalhadores. A decisão foi comunicada esta quinta-feira após uma reunião com a equipa de gestão, liderada por Miguel Sanches, na sequência de um abaixo-assinado entregue pelos operários. O diálogo deverá ser retomado ainda este mês.

A comissão de trabalhadores, liderada por Fausto Dionísio, assinala que chegou a acordar com os três sindicatos representativos da empresa a “emissão de pré-avisos de greve ao trabalho extraordinário como resposta à falta de vontade negociar por parte da administração”, segundo nota enviada às redações.

A emissão dos pré-avisos de greve “fica para já suspensa” depois da reunião com a administração da Autoeuropa. As negociações serão retomadas “ainda no mês de junho”.

Os representantes dos 5700 operários da fábrica de Palmela assinalam ainda a “unidade dos trabalhadores demonstrada nos últimos plenários realizados, a subscrição massiva ao abaixo-assinado e a disponibilidade para outras formas de luta”.

A administração da empresa já tinha manifestado a sua disponibilidade para voltar a sentar-se com a comissão de trabalhadores. Na terça-feira, fonte oficial da empresa apontava a vontade de “manter sempre o diálogo” com os representantes dos operários da fábrica de Palmela.

Nas últimas semanas, os trabalhadores e a administração da Autoeuropa não conseguiram chegar a acordo para a implementação do novo modelo de horário a partir de agosto por causa da compensação pelo trabalho aos domingos.

Os representantes dos 5700 operários da fábrica assinalam que a imposição de horários da empresa “está a provocar um clima de descontentamento” e que “a administração não pode ficar indiferente a esta demonstração de unidade dos trabalhadores e de exigência de uma nova solução que melhor satisfaça as suas reivindicações.

Os trabalhadores, segundo a proposta da administração, vão ter apenas mais uma folga por mês por trabalharem aos domingos. A folga extra semanal será atribuída a cada quatro semanas, segundo nota interna enviada no final de maio.

No novo modelo laboral, os operários vão ganhar ao domingo o mesmo que nos dias úteis e vão receber 100% de um dia normal de trabalho por mês por cada dois turnos trabalhados ao fim de semana; serão ainda pagos 25% trimestralmente “de acordo com o cumprimento do volume de produção”.

A Autoeuropa vai funcionar com 19 turnos de laboração depois das férias de agosto: três turnos diários de segunda a sexta e dois turnos diários ao sábado e domingo.

Já está acordado com a administração liderada por Miguel Sanches que os trabalhadores terão uma semana de trabalho de cinco dias, com duas folgas consecutivas. Estes dias de descanso serão gozados ao sábado e domingo de duas em duas semanas.

Até às férias existirão dois tipos de turnos: o turno da noite funciona de segunda a sexta-feira, com as folgas fixas ao sábado e domingo; o turno da manhã e da tarde, de segunda-feira a sábado, mas com uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa. Em cada dois meses garantem-se quatro fins de semana completos e mais um período de dois dias consecutivos de folga. Este horário funciona desde 29 de janeiro e também foi imposto pela gestão.

(Notícia atualizada às 14h52 pela última vez)

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