banca

Banco CTT conclui compra da 321 Crédito

Luís Pereira Coutinho, Presidente do Banco CTT

Fotografia: Diana Quintela/ Global Imagens
Luís Pereira Coutinho, Presidente do Banco CTT Fotografia: Diana Quintela/ Global Imagens

Conclusão da operação foi possível após luz verde do Banco de Portugal e da Autoridade da Concorrência

O Banco CTT concluiu esta quinta-feira, 2 de maio, a aquisição da 321 Crédito, empresa de concessão de crédito de automóveis usados por particulares, por 100 milhões de euros.

“A concretização desta aquisição permitirá ao Banco CTT entrar numa nova fase, alargando a oferta de produtos e serviços aos seus clientes. A integração da 321 Crédito vai contribuir positivamente para que os objetivos definidos pelo Banco CTT sejam alcançados e constitui um importante passo na nossa estratégia de desenvolvimento”, justifica Luís Pereira Coutinho, CEO do Banco CTT, citado em comunicado.

A compra tem um preço inicial de 100 milhões de euros, já liquidado, mas “está ainda sujeito a um mecanismo de ajustamento de preço com vista a refletir a variação do capital regulatório até 31 de março de 2019, cujo valor se espera vir a ser coerente com o guidance já comunicado ao mercado e que será liquidado durante o segundo trimestre de 2019″, informam os CTT.

A operação estava sujeita à aprovação do Banco de Portugal e a Autoridade da Concorrência, tendo em abril os CTT comunicado que o negócio estaria concluído no início de maio, o que se concretizou.

A 321 Crédito atribui crédito a consumo a particulares para a compra de automóveis usados, tendo uma rede de cerca de 1.200 pontos de venda. Em 2018 a empresa concedeu crédito no valor 177 milhões de euros, mais 33% do que face a 2017, representando uma quota de mercado de cerca de 10% no seu segmento e terminando o ano com uma carteira de crédito líquida de 360 milhões de euros. “O produto bancário atingiu os 21,4 milhões de euros (+31% face a 2017) e resultado líquido 8,1 milhões de euros (+3% face a 2017)”, informam os CTT.

A aquisição da 321 Crédito enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do Banco CTT, introduzindo uma nova linha de negócio. No final de março, o Banco CTT tinha mais de 400 mil clientes e os recursos de clientes ultrapassavam já os mil milhões de euros, tendo a carteira de crédito à habitação atingido os 279,1 milhões de euros e a de crédito ao consumo 9,7 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
Banco CTT conclui compra da 321 Crédito