Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), avançou esta quarta-feira que o presidente do Santander Totta, Vieira Monteiro, lhe comunicou "que irá procurar compensar os titulares de dívida subordinada".
O líder do regulador da bolsa está presente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à resolução e venda do Banif e respondia a uma questão do grupo parlamentar do PCP, por parte de Miguel Tiago, sobre se o comprador do banco madeirense terá ficado a ganhar com as notícias divulgadas pela TVI e que provocaram uma fuga de depósitos de 960 milhões no Banif.
"Não consigo dizer se o Santander Totta teria feito um melhor ou pior negócio" com as notícias da estação televisiva, apontou aos deputados, referindo "não conhecer em detalhe os termos do negócio". Mas lembrou: "O Santander Totta também acabou por comprar um banco com menos depósitos e menos clientes."
O presidente da CMVM salientou de seguida que a postura do Santander Totta tem sido correta, rotulando de "bastante louvável" o facto de o banco estar "à procura de formas para compensar titulares de dívida subordinada do Banif ainda que não seja obrigado a fazê-lo".