indústria química

Bayer avalia compra da Monsanto

Agricultura intensiva usa cada vez mais pesticidas

Monsanto está avaliada em 35 mil milhões de euros.

A Bayer está a explorar uma possível oferta sobre a concorrente Monsanto, num negócio que criaria o maior fornecedor de sementes e químicos para a agricultura, segundo a Bloomberg, que cita pessoas próximas do negócio.

O grupo alemão teve conversas preliminares, quer internamente quer com assessores, para comprar a Monsanto, que está avaliada em quase 40 mil milhões de dólares (35 mil milhões de euros).

A Bayer, que está avaliada em 84 mil milhões de euros, discutiu como é que financiaria a proposta, incluindo uma possível venda de ativos. Não há decisão final mas a empresa alemã que criou a aspirina pode decidir numa oferta ou noutro tio de transação com a Monsanto, nomeadamente ‘joint ventures’ ou venda de ativos.

A Bayer também opera na área dos inseticidas, com a Monsanto a dominar o mercado na área dos herbicidas e pesticidas.

O movimento, a concretizar-se, será a mais recente consolidação na onda que tem atingido o sector químico e farmacêutico. A Dow Jones e a DuPont, concorrentes da Bayer e da Monsanto, anunciaram o ano passado uma combinação das operações, numa fusão avaliada em 130 mil milhões de dólares, enquanto a China National Chemical Corp acordou em fevereiro a compra da suíça Syngenta, por 43 mil milhões de dólares.

O negócio, a avançar, terá de ser aprovado pelas autoridades da concorrência. Uma luz verde que pode ser complicada de conseguir depois de Bruxelas ter chumbado a compra da operadora O2 pela Hutchison, no Reino Unido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Linhas de crédito anti-covid ainda podem vir a pesar muito nas contas públicas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

Bayer avalia compra da Monsanto