O serviço de partilha de carros que coloca à disposição de todos os utilizadores veículos da BMW ou da Mini, marca do Grupo, já está presente em Munique, Berlim, Dusseldorf, Colónia, Hamburgo, Viena, São Francisco e em alguns bairros de Londres.
O serviço assenta puramente na partilha: o utilizador regista-se e, através do seu smartphone pode procurar o carro mais próximo. Tudo funciona com base na conta do utilizador desde a abertura da porta, à marcação da viagem ou ao pagamento. Quando o transporte deixa de ser necessário, é só estacionar, dar o serviço como terminado e abandonar o carro. Um outro utilizador, mais tarde, assumirá aquele veículo como seu e fará tudo de novo.
Como mostra o vídeo da marca
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Para possibilitar este serviço, a BMW desenvolveu sistemas que permitem complementar a partilha de carro, como o ChargeNow - que permite os pagamentos - e o ParkNow - que ajuda no estacionamento. E, "a fim de garantir o contínuo sucesso da mobilidade elétrica, a BMW está a trabalhar, em conjunto com as entidades responsáveis, no sector da energia e da indústria automóvel com infraestruturas de carregamento por toda a Europa e EUA", afirmou fonte oficial do Grupo.
"Nas cidades onde este programa está operacional, a BMW recebeu um feedback muito positivo por parte dos seus clientes. Isto deve-se não só à qualidade do próprio serviço (facilidade em reservar um carro, disponibilidade, hotline, etc. ), mas também ao tipo de veículos oferecidos para uso espontâneo, os desejáveis ??BMW e MINI (o MINI Cabrio é um exemplo)", detalham.
Contam-se já mais de 470 mil clientes na Europa e América do Norte, mas o objetivo é poder alargá-lo a mais 15 cidades da Europa, afirmou já Peter Schwarzenbauer, membro do Conselho de Administração do Grupo BMW.
O efeito de melhoria da circulação em cidades também já se faz sentir, com a marca a estimar que "38% dos clientes DriveNow vendeu o veículo pessoal na sequência da adesão a este modelo de carsharing, o que, em muitos casos, se aplica a veículos mais antigos e menos eficientes".
O alargamento da oferta das grandes marcas para dar resposta a uma sociedade mais partilhada não é exclusiva da BMW. no serviço de carros. Por exemplo, a Daimler desenvolveu um serviço idêntico, o Car2Go.
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