aviação

Boeing atualiza software do 737 Max 8 e melhora simulador de voo

Boeing 737 MAX 8 da Air China fica no chão até estarem apuradas as causas de dois acidentes em quatro meses .  REUTERS/Stringer
Boeing 737 MAX 8 da Air China fica no chão até estarem apuradas as causas de dois acidentes em quatro meses . REUTERS/Stringer

Falta ainda a aprovação do regulador mas problemas podem estar resolvidos e os aviões 737 Max 8 poderão em breve voltar a voar.

Seis meses depois do primeiro acidente, a Boieng assume que os problemas do avião 737 Max 8 podem estar resolvidos. Primeiro, a empresa concluiu finalmente a atualização do software do aparelho, depois melhorou também o simulador de voo daquele modelo.

A atualização do software tinha sido prometida ao sindicado dos pilotos da American Airlines, logo após a queda do primeiro avião na Indonésia, em outubro de 2018. Contudo a Boeing ainda tinha o processo em curso em março, aquando da queda do segundo avião, na Etiópia.

Agora, a atualização está finalmente concluída. Será ainda necessária uma certificação do regulador, para que a nova versão possa ser disponibilizada às companhias áreas e os 737 Max 8 voltem a voar. A empresa assume-se confiante, indicando que o software foi testado em mais de 200 voos simulados e reais.

Por outro lado, pela primeira vez a Boeing assumiu que encontrou falhas nos simuladores de voo destinados à formação de pilotos do 737 Max 8. Em comunicado, a empresa explicou que o software não conseguia replicar as condições de voo dos acidentes da Indonésia e da Etiópia, mas que o problema já estava resolvido.

“A Boeing fez correções no software do simulador de voo do 737 MAX e forneceu informações complementares aos operadores do aparelho para garantir que a experiência com o simulador seja suficiente para cobrir as diferentes condições de voo”, informou a companhia este sábado.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Estações do Metro do Porto não têm cancelas, o que dificulta o controlo da validação dos passes. ( Igor Martins / Global Imagens )

Metro do Porto e Carris reforçam fiscalização em ano de novos passes

Transito-entre-Alcacer-e--85d4639cd3287b64acb4206f15452cc3b8795932

Veículos a diesel vão cair de 63% em 2016 para 8% em 2030

Ataques de drones afetaram unidade de produção de petróleo em Abqaiq, no leste da Arábia Saudita. (REUTERS/Stringer)

Preços do petróleo disparam 20% após ataque na Arábia Saudita

Outros conteúdos GMG
Boeing atualiza software do 737 Max 8 e melhora simulador de voo