Atualmente com cerca de 5800 pessoas em Portugal, a Bosch prepara-se para contratar pelo menos mais 500 trabalhadores nos próximos três anos para as unidades de Braga - dedicada à área da mobilidade - e de Ovar - dedicada aos sistemas de segurança. No total, serão investidos 52 milhões de euros, graças às parcerias com as universidades do Porto e do Minho.
A parceria com a universidade do Minho vale 35 milhões de euros e destina-se à unidade de Braga, que cria soluções para a área da mobilidade. Esta fábrica terá o projeto "Sensible Car", que servirá para desenvolver tecnologias para que o carro possa detetar o ambiente em redor do veículo e tomar decisões com base na inteligência artificial e sensores. Para esta unidade serão contratadas 300 pessoas, adiantou Carlos Ribas, admistrador da Bosch Portugal, em entrevista publicada esta quinta-feira pelo Jornal de Negócios.
Com a universidade do Porto, o acordo vale 17 milhões de euros e está em causa o projeto "Safe Cities", que permitirá desenvolver um ecossistema de IoT (Intenet das Coisas) para aumentar a segurança das cidades. Para esta unidade serão contratadas 200 pessoas.
A unidade de Braga poderá ainda receber mais dois projetos de investigação e desenvolvimento caso estes serão viabilizados pelo programa Portugal 2020. Se isso ocorrer, o investimento total poderá atingir cerca de 110 milhões de euros.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias