Autoestradas

Tráfego nas autoestradas cresce sustentado nos veículos pesados

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

A Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL ou A9) voltou a ser a autoestrada da Brisa com maiores níveis de crescimento no período considerado

O primeiro trimestre de 2017 confirmou a tendência de crescimento de tráfego nas autoestradas operadas pela Brisa, já identificado ao longo de todo o ano passado, ainda que a um menor ritmo. De acordo com dados da concessionária, o tráfego médio diário nos primeiros três meses do ano subiu 4,4% face ao mesmo período de 2016, descontando o efeito do ano bissexto.

Tal como já vinha ocorrendo no ano passado, voltaram a ser os veículos pesados os principais responsáveis pela subida do tráfego, ainda que a tendência tenha sido a mesma ao nível dos ligeiros. Segundo a atualização dos dados agora enviada pela Brisa à CMVM, registaram-se no início de 2017 mais 12,4% de pesados nas autoaestradas e mais 3,9% veículos ligeiros.

A Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL ou A9) voltou a ser a autoestrada da Brisa com maiores níveis de crescimento no período considerado, com um salto de 12,5% no tráfego médio diário contabilizado pela concessionária. Já a A13 (Almeirim/Marateca) surge na posição oposta, tendo registado uma subida de apenas 1,4% entre janeiro e março.

Segundo os dados avançados pela Brisa, o primeiro trimestre do ano ficou marcado por dois fatores que influenciaram a comparação com 2016, nomeadamente o efeito Páscoa – que não contou para o tráfego até março deste ano e o efeito negativo do ano bissexto.

Olhando apenas para o crescimento orgânico, diz a Brisa, o crescimento do tráfego teria atingido os 6,5% no primeiro trimestre – o que ficaria em linha com os trimestres anteriores -, uma subida que, descontando o “efeito Páscoa” e o “efeito Bissexto”, que a empresa avalia em 3,2 p.p., colocou a subida em 3,3%, abaixo das subidas próximas dos 7% registadas nos quatro trimestres de 2016.

Os dados partilhados pela Brisa:

Fonte: Brisa

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
António Costa, primeiro-ministro. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Conheça a composição do novo Governo de António Costa

António Costa, primeiro-ministro. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Conheça a composição do novo Governo de António Costa

luzes, lâmpadas, iluminação

Preço da luz desce 18 cêntimos por mês no mercado regulado em 2020

Outros conteúdos GMG
Tráfego nas autoestradas cresce sustentado nos veículos pesados