Bruxelas aguarda por dados da vacinação para revelar novas orientações para viagens

A Comissão Europeia decidiu esperar pelas orientações do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças para eventualmente atualizar orientações sobre viagens.

Com a subida dos casos de Covid-19 na Europa, a Comissão Europeia poderá revelar em breve uma atualização das orientações de viagens para os estados-membros. Bruxelas, segundo a Bloomberg, decidiu adiar por alguns dias o anúncio de novas orientações, aguardando assim pelos dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças quanto à eficácia das diferentes vacinas.

Ainda assim, e de acordo com fontes citadas pela agência, a proposta da Comissão irá no sentido de os estados-membros aplicarem restrições de viagens com base nos cidadãos estarem ou não vacinados ou terem recuperado da Covid-19, em vez do atual sistema que é determinado pelo país de origem dos cidadãos.

Além disso, e ainda segundo as fontes da agência, a proposta de Bruxelas deverá dar indicações sobre por quanto tempo deve ser válida a vacinação. É que não há uma uniformização nos países da União Europeia. Há estados-membros que não têm uma data de validade para os seus certificados, enquanto outros exigem a toma de uma dose de reforço da vacina para que os certificados continuem válidos.

Estas orientações não são vinculativas, uma vez que as decisões em termos de saúde são da competência de cada país.


Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de