Gonzalo Gortázar, administrador delegado do CaixaBank, assegurou ao comité consultivo de acionistas do grupo catalão que o banco espanhol vai fazer do “BPI o banco líder do mercado português”, segundo avançou o jornal Cinco Dias. Atualmente o banco ainda presidido por Fernando Ulrich é apontado como o quinto maior do país.
O CaixaBank lançou no ano passado uma oferta pública de aquisição sobre o BPI que terminou já este ano e com os catalães a assumir uma fatia de 84,5% do capital do banco, que agora vai ser integrado nas contas do grupo espanhol.
Além das promessas relativas ao BPI, o responsável máximo do CaixaBank afirmou ainda ao comité consultivo de acionistas do grupo que vai dedicar uma fatia superior a 50% dos lucros futuros ao pagamento de dividendos.
Este comité consultivo de pequenos acionistas foi criado no grupo CaixaBank em 2010, que se tornou assim apenas a segunda grande cotada espanhola a apresentar uma estrutura que procura dar voz a acionistas com menos força do que os grandes acionistas - a outra é a Repsol.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Este grupo de investidores no banco conta com 17 investidores que, de forma regular, se sentam com a gestão para manifestar preocupações e conhecer a estratégia do mesmo. Ironicamente, e apesar deste cuidado com os pequenos investidores, foram estes acionistas que se dizem ter sentido expulsos do BPI pelas decisões tomadas entre catalães e angolanos para desbloquear a oferta.