Carros. Marcas premium disparam vendas em janeiro

Mercedes Portugal tem novo presidente
Mercedes Portugal tem novo presidente

Em janeiro o mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou, em Portugal, um ligeiro crescimento de 0,7% em relação a igual mês do ano anterior, tendo sido comercializados 7007 automóveis, segundo os dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). No total, no entanto (incluindo todas as categorias), verificou-se uma quebra homóloga de 11,9%. Marcas premium disparam no primeiro mês do ano.

As marcas premium continuam em força, registando os quarto (BMW), quinto (Mercedes) e sexto (Audi) lugares do top das vendas dos carros de passageiros. Trata-se de uma tendência de mercado que a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) previa já no seu índice de dezembro, com estas marcas três marcas a liderarem o top 10 de vendas mas por ordem diferente: Audi, BMW e Mercedes.

Os três construtores tiveram em Portugal crescimentos homólogos na casa dos dois dígitos neste primeiro mês do ano, destacando-se a Mercedes com 70,3% e a BMW com 39%, ambas beneficiando da comercialização de modelos mais baratos e que não estavam ainda à venda em janeiro de 2012. A Audi cresceu 19,1% em vendas.

Resultado global em baixa

Para a descida do total das vendas contribuiu decisivamente o mercado de veículos comerciais ligeiros, que registou em janeiro uma queda muito acentuada. Com efeito, neste mês foram vendidos em Portugal 1029 veículos, ou seja, menos 51,3% que no mesmo período do ano anterior.

Este tipo de veículos, que engloba os chamados “comerciais de dois lugares” tem sido penalizado fiscalmente ao longo dos últimos anos, o que faz com que as empresas não encontrem no seu preço uma vantagem que justifique a compra de um carro mais simples, dito “de trabalho”, e `à partida com a lotação limitada a dois lugares.

No que diz respeito ao mercado de veículos pesados, registou-se igualmente uma queda significativa, de 25,1%, em janeiro, tendo sido vendidos apenas 221 veículos.

Por marcas, a Renault continua a liderar as vendas, registando mesmo um aumento de 22,6%, que deverá ficar a dever-se à entrada em comercialização do novo Clio. Pelo contrário, os seus mais diretos rivais, Volkswagen e Peugeot, tiveram quedas de 12,5% e 12,6%, respetivamente, tendo ficado separadas, ligeiros de passageiros, por apenas uma unidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Cristiano Ronaldo  Foto: EPA/HOMEM DE GOUVEIA

Cristiano Ronaldo dá nome a aeroporto da Madeira

Crédito automóvel cresceu 42%

ASAE apreende equipamentos de diagnóstico automóvel contrafeitos

provas08

Wine Fest. 150 razões e mais uma para passar na Alfândega do Porto

Fotografia: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Volvo quer vender carros sem condutor a partir de 2021

EPA/PIROSCHKA VAN DE WOUW

Pokémon Go. As marcas, os lucros e a loucura em Portugal

Fotografia: REUTERS/Susana Vera

Como negociar com um mentiroso

Conteúdo Patrocinado
Carros. Marcas premium disparam vendas em janeiro