Carros. Marcas premium disparam vendas em janeiro

Mercedes Portugal tem novo presidente
Mercedes Portugal tem novo presidente

Em janeiro o mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou, em Portugal, um ligeiro crescimento de 0,7% em relação a igual mês do ano anterior, tendo sido comercializados 7007 automóveis, segundo os dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). No total, no entanto (incluindo todas as categorias), verificou-se uma quebra homóloga de 11,9%. Marcas premium disparam no primeiro mês do ano.

As marcas premium continuam em força, registando os quarto (BMW), quinto (Mercedes) e sexto (Audi) lugares do top das vendas dos carros de passageiros. Trata-se de uma tendência de mercado que a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) previa já no seu índice de dezembro, com estas marcas três marcas a liderarem o top 10 de vendas mas por ordem diferente: Audi, BMW e Mercedes.

Os três construtores tiveram em Portugal crescimentos homólogos na casa dos dois dígitos neste primeiro mês do ano, destacando-se a Mercedes com 70,3% e a BMW com 39%, ambas beneficiando da comercialização de modelos mais baratos e que não estavam ainda à venda em janeiro de 2012. A Audi cresceu 19,1% em vendas.

Resultado global em baixa

Para a descida do total das vendas contribuiu decisivamente o mercado de veículos comerciais ligeiros, que registou em janeiro uma queda muito acentuada. Com efeito, neste mês foram vendidos em Portugal 1029 veículos, ou seja, menos 51,3% que no mesmo período do ano anterior.

Este tipo de veículos, que engloba os chamados “comerciais de dois lugares” tem sido penalizado fiscalmente ao longo dos últimos anos, o que faz com que as empresas não encontrem no seu preço uma vantagem que justifique a compra de um carro mais simples, dito “de trabalho”, e `à partida com a lotação limitada a dois lugares.

No que diz respeito ao mercado de veículos pesados, registou-se igualmente uma queda significativa, de 25,1%, em janeiro, tendo sido vendidos apenas 221 veículos.

Por marcas, a Renault continua a liderar as vendas, registando mesmo um aumento de 22,6%, que deverá ficar a dever-se à entrada em comercialização do novo Clio. Pelo contrário, os seus mais diretos rivais, Volkswagen e Peugeot, tiveram quedas de 12,5% e 12,6%, respetivamente, tendo ficado separadas, ligeiros de passageiros, por apenas uma unidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
WhatsApp foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014.

WhatsApp vai partilhar números de telefone com o Facebook

Jogos Santa Casa

Totosorteio chega a 30 de setembro. E já tem regras

Foto: DR

Galaxy Note7 já esgotou mas ainda não está à venda

Jack Lew, secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Fotografia: REUTERS/Ng Han Guan

Tesouro dos Estados Unidos atira-se a Bruxelas por causa da Apple

Hillary Clinton e Donald Trump vão disputar presidência dos Estados Unidos a 8 de novembro. Fotografia: REUTERS/Dominick Reuter

Hillary ou Trump? Facebook sabe que político prefere

14 hábitos

Vídeo. 14 dicas para conseguir um aumento

Conteúdo Patrocinado
Carros. Marcas premium disparam vendas em janeiro