Carruagens recuperadas em Guifões entram na linha do Douro em Março

A partir de 1 março, as primeiras carruagens Schindler recuperadas em Guifões vão entrar ao serviço nos comboios interregionais entre Porto e Pocinho.

A viagem de comboio entre Porto e o Pocinho vai ganhar uma nova vista já no próximo mês. A partir de 1 de março, a CP vai pôr em circulação as primeiras carruagens Schindler que foram recuperadas na oficina da empresa de Guifões, Matosinhos.

Este material circulante, construído na Suíça na década de 1940, esteve até meados de 2019 encostado na zona do Entroncamento. Graças ao plano estratégico da CP, que implica um investimento total de 45 milhões de euros até ao final de 2022, estas carruagens estão a ser totalmente recuperadas em Guifões desde o final de 2019.

A partir de 1 de março, as carruagens Schindler vão ser utilizadas quatro vezes por dia no serviço interregional da CP na linha do Douro, que liga Porto-Campanhã à estação do Pocinho. Serão utilizadas, ao todo, seis carruagens, três de primeira classe e outras três na segunda classe, puxadas por locomotivas a gasóleo da série 1400, segundo informação apurada pelo Dinheiro Vivo.

Ao utilizar as carruagens Schindler, há duas vantagens: os utilizadores ganham comboios mais confortáveis e com janelas mais amplas, que permitem observar melhor a paisagem do Douro vinhateiro; a CP pode realocar algumas das automotoras Diesel da série 592 para outras linhas não-eletrificadas ou mesmo colocar algumas destas unidades alugadas à congénere espanhola Renfe em reserva.

Durante este ano, em Guifões, serão recuperadas mais sete carruagens Schindler, 10 carruagens fabricadas nas antigas oficinas da Sorefame e ainda cinco locomotivas elétricas, da série 2600. Uma destas locomotivas já está a ser utilizada para formação de maquinistas desde o final de janeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de