Automóvel

Centro digital da VW já funciona em Portugal. Vai ter 300 pessoas em 2020

9-Volkswagen-T-Roc-bd74ce5c3cd130bae47bfb4ec810ab65777f9018

Centro de desenvolvimento de software do grupo alemão vai desenvolver novas soluções de mobilidade e sistemas empresariais.

“Estamos a passar de uma empresa de engenharia para uma empresa de softwareEsta é a frase utilizada por Martin Hofmann, responsável de Inovação do grupo Volkswagen, para assinalar a transformação deste grupo automóvel e que tem impacto em Portugal. Lisboa foi a cidade escolhida para o gigante automóvel abrir o centro de desenvolvimento de software (SDC Lisbon).

Até ao final de 2020, este laboratório vai ter 300 pessoas a trabalhar, que serão contratadas ao longo dos próximos meses. A inauguração oficial está marcada para a noite desta terça-feira e vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“Para já temos 25 pessoas a trabalhar connosco, em Lisboa. Mas até ao final da primeira fase, nos próximos dois anos, serão 300 pessoas neste centro digital”, adiantou Martin Hofmann num encontro com jornalistas em Lisboa.

Neste centro de desenvolvimento, os programadores da Volkswagen irão criar soluções de mobilidade e desenvolver sistemas empresariais. Entre os 300 programadores, um terço vai ficar a construir sistemas baseados em cloud para veículos comerciais, que serão utilizados sobretudo pela MAN, a marca de veículos pesados do grupo Volkswagen.

A oportunidade de Portugal

Apesar de algumas empresas relatarem dificuldades em contratar programadores, a Volkswagen diz que não tem quaisquer razões de queixa. “Já recebemos mais de 1600 candidaturas, de todo o mundo”, afirma Martin Hofmann. “Temos pessoas do nosso centro na Índia a perguntar como é que se podem mudar para Portugal”, exemplifica o responsável de inovação aos jornalistas.

Tendo em conta este recrutamento, o alemão já disse mesmo a vários responsáveis do Governo que “Portugal tem uma oportunidade enorme para atrair talento de todo o mundo”.

O grupo alemão diz ainda que tem conseguido fazer a diferença na captação de programadores nacionais por causa da Autoeuropa, que está em Portugal há mais de 25 anos. “Temos um grande historial e um longo compromisso com o país”, destacou Hofmann durante o encontro.

Solução para a Web Summit

Martin Hofmann aproveitou ainda para adiantar que a Volkswagen está a recolher dados para proporcionar uma nova solução de mobilidade na Web Summit de 2019. “Queremos ter uma ferramenta de mobilidade para a cimeira, em que temos os transportes públicos e as plataformas a irem buscar os utilizadores aos locais onde há maior concentração de pessoas”, explicou Hofmann.

Este teste também já foi iniciado em Barcelona, no âmbito do MWC, o congresso mundial de comunicações. Aí, foram obtidos através da Orange e dos especialistas em data science da Teralytics. Estes dados são processados através da computação quântica, que permite agilizar este tipo de operações de forma muito mais rápida e precisa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Orlando Almeida / Global Imagens)

Arrendatários vão poder realizar obras e pedir o reembolso

TIAGO PETINGA/LUSA

EDP nega ter indicado Manuel Pinho para curso nos EUA

luzes, lâmpadas, iluminação

Fatura da eletricidade baixa em 2019 “para todos”, garante o ministro

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Centro digital da VW já funciona em Portugal. Vai ter 300 pessoas em 2020