Champions não impede queda de audiências da TVI em agosto

Canais de televisão paga reforçam share em agosto com contributo dos canais de entretenimento, infantis e de informação

A transmissão dos jogos da Liga dos Campeões garantiu à TVI os três lugares cimeiros no topo dos programas mais vistos em agosto, mas a competição não impediu a queda das audiências do canal de Queluz: a estação fechou o mês com uma audiência média de 346 mil telespectadores, garantindo um share de 21,4%, menos 1,3 pontos percentuais do que em relação a junho. Foi a maior queda em pontos percentuais do mês.

O jogo da segunda mão frente ao Paok que qualificou o Benfica para a fase de grupos da competição europeia foi visto em média por 2,2 milhões de telespectadores, tendo garantido à TVI um share de 52%. O Benfica - Paok foi o segundo mais visto do mês, tendo gerado uma audiência média de 1,8 milhões e um share de 48,9%. O jogo da Supertaça Europeia que opôs Real Madrid e Atlético de Madrid (o primeiro em que o Real já não contou com Ronaldo) foi visto em média por 1,2 milhões de telespectadores, tendo garantido um share de 33,5% à TVI.

A estação de Queluz colocou oito programas no TOP 10 dos mais vistos em agosto - com a SIC a colocar a novela Paixão entre os 5 mais vistos e a RTP1 a surgir no ranking na 6ª posição com o jogo da Super Taça Cândido de Oliveira, com o FC Porto x Desportivo das Aves - mas ainda assim não conseguiu impedir o recuo nas audiências globais em agosto.

No mês, os canais de televisão paga cresceram 2 pp a sua quota, para um share de 46,9% no acumulado do mês "com contributo dos canais de entretenimento, infantis e de informação. Os canais da tipologia de filmes e séries mantiveram uma performance estável e em linha com o mês anterior, com os canais Hollywood e FOX a manterem a liderança dos mais vistos nesta temática", destaca a Universal McCann, agência de meios que integra o grupo IPG Mediabrands.

Destaque para o crescimento de 0,6 pp do canal Globo, que surge como o segundo mais visto dos canais pagos atrás do CMTV. "Estes canais apresentam fortes crescimentos, sobretudo quando comparados os resultados em período homólogo: o share da CMTV passou de 2.5% para 4.1% e o share da Globo de 2.3% para 3%. Ambos os canais beneficiam da disponibilização em todos os operadores nacionais, no caso da Globo apenas desde meados de abril", refere a agência de meios.

No CMTV o programa Golos a lidera as audiências em agosto "pelo acompanhamento do jogo entre Benfica x Sporting no dia 25 de agosto", diz a agência de meios. "Já o canal Globo tem conquistado os telespectadores portugueses pela aposta em telenovelas que foram sucessos em Portugal como Páginas da Vida, Malhação ou Tieta."

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de