A CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – lançou o primeiro inquérito sobre o impacto das startups financeiras (fintech) em Portugal. O documento do supervisor nacional dos mercados “é dirigido a empresas tecnológicas e intermediários financeiros, bem como associações representativas” mas qualquer cidadão poderá preenchê-lo.
“A CMVM acompanha de forma dinâmica e proativa o crescente nível de inovação tecnológica no mercado financeiro e procura através deste primeiro inquérito agregar informação relevante sobre o mercado português com o objetivo de propiciar um enquadramento regulatório e de supervisão coerente com o desenvolvimento financeiro e económico e que, paralelamente, ofereça níveis de proteção adequados aos investidores”, justifica a entidade liderada por Gabriela Figueiredo Dias na sua página da Internet.
O documento é lançado num ano em que o supervisor registou a primeira entidade gestora de financiamento colaborativo. A CMVM certificou a Raize como empresa que pode realizar campanhas deste género através de uma bolsa de empréstimos para pequenas e médias empresas.