Indústria 4.0

Co-bots: Estes robots estão lado a lado com os trabalhadores

Fábrica da Ford em Colónia, Alemanha. Fotografia: REUTERS/Wolfgang Rattay
Fábrica da Ford em Colónia, Alemanha. Fotografia: REUTERS/Wolfgang Rattay

Co-bots estão equipados com sensores altamente tecnológicos, que param imediatamente se detetarem um braço ou um dedo

Quem disse que robots e humanos não podem trabalhar lado a lado? A Ford quis quebrar os mitos e publicou um vídeo com imagens na fábrica de Colónia, na Alemanha, que demonstram o potencial da indústria 4.0 e a importância das pessoas neste processo de digitalização.

A Ford apresentou os co-bots, ou robots parceiros, que estão a ser usados para ajudar os trabalhadores a ajustar os amortecedores nos modelos Fiesta. Esta tarefa exige elevada precisão, força e um grande nível de destreza. O “encaixe perfeito” só é possível se as duas partes colaborarem.

Estes co-bots estão equipados com sensores altamente tecnológicos, que param imediatamente se detetarem um braço ou mesmo um dedo no caminho. Este programa está a ser desenvolvido em parceria com a empresa alemã Kuka Roboter, revela a Ford em comunicado.

A marca norte-americana está a investigar os efeitos da indústria 4.0, tendo recolhido sugestões junto de mais de mil funcionários no segmento de produção para saber quais são as tarefas mais adequadas para os robots.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Co-bots: Estes robots estão lado a lado com os trabalhadores