Dinheiro Vivo TV

Coca-Cola está mais vermelha e ‘mais portuguesa’

A carregar player...

Marca dá novo passo na estratégia de unificação de marca lançada há três anos

Nova imagem, o mesmo sabor é a mensagem com que a Coca-Cola está a chegar a Portugal num novo passo da estratégia de unificação da imagem da marca. O vermelho vai ser a cor dominante em toda a gama de produtos, com as diferentes variedades a serem identificadas com uma faixa no topo da embalagem.

Até domingo as principais 50 lojas de retalho alimentar do país vão começar a ter nas prateleiras as novas embalagens, expansão no retalho e no Horeca que deverá estar concluída até final de janeiro. As novas embalagens Coca-Cola também vão reforçar a mensagem de que este é um produto made in Portugal. “Para o consumidor continua a parecer estranho a Coca-Cola ser produzida em Portugal. Para o consumidor a Coca-Cola é uma marca internacional e é um produto que vem de fora. Aquilo que queremos é a aproveitar a mudança da embalagem e vincarmos muito claramente que somos uma empresa que estamos cá há 40 anos e que queremos cá continuar por outros tantos ou ainda mais”, diz Márcio Cruz, diretor de comunicação e public affairs da Coca-Cola European Partners para Portugal.

Da fábrica em Azeitão, onde o produto é produzido, vão sair embalagens exclusivas para o mercado nacional, onde a origem portuguesa do produto é evidenciada. “Uma das das coisas que queríamos vincar, tendo em conta que a nossa fábrica celebra 40 anos, é que o que que o consumidor está a consumir é um produto produzido em Portugal, que gera emprego em Portugal, que contribui para 0,13% do PIB, contribui para os impostos em Portugal”, reforça o responsável de comunicação do engarrafador. Nesta unidade, que dá emprego direto a 420 pessoas e indireto a 5400 e do qual sai 90% do produto Coca-Cola a nível nacional, a Coca-Cola European Partners comprometeu-se o ano passado a investir 120 milhões em cinco anos.

As novas embalagens vão também reforçar a mensagem do compromisso da Coca-Cola com a reciclagem, contendo a informação de que são 100% recicláveis.

A 14 de janeiro, a Coca-Cola começa a comunicar a nova imagem da marca nos vários media. Em TV com uma campanha de 10 segundos, “muitos simples, explicativa e clara” sobre a transformação da embalagem, frisa Tiago Lima, diretor de relações externas da Coca-Cola Company.

A campanha foi criada pela McCann Madrid para o mercado espanhol e adaptada para o mercado português.

O vermelho característico da marca estende-se a toda a embalagem, sendo a gama identificada com uma faixa de top de cor distinta. As designações também mudam: Coca-Cola Zero Açúcar é agora denominada Coca-Cola Sem Açúcar; Coca-Cola Light passa a Coca-Cola Sabor Light e a Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína a Coca-Cola Sem Cafeína Sem Açúcar .

Tiago Lima não revela o valor do investimento da aposta da marca neste novo passo da estratégia iniciada em 2016 de unificação da marca, apenas que “é 30% do budget de comunicação para este ano”. “A expectativa é que as pessoas consigam adaptar-se a esta imagem”, diz diretor de relações externas da Coca-Cola Company quando questionado sobre as expectativas com esta mudança junto aos consumidores.

A marca não adiantou valores de vendas no mercado nacional. “O mercado como todo está estável. Mas a zero é a que mais cresce”, frisa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O cabeça de lista do Partido Socialista (PS) às eleições europeias, Pedro Marques (E) com o secretário-geral do PS, António Costa (D). Fotografia: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Oficial. PS vence eleições com 33% dos votos, PAN consegue 1 deputado

O cabeça de lista do Partido Socialista (PS) às eleições europeias, Pedro Marques (E) com o secretário-geral do PS, António Costa (D). Fotografia: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Oficial. PS vence eleições com 33% dos votos, PAN consegue 1 deputado

AC2

Costa agradece votação “expressiva, clara e inequívoca” no PS

Outros conteúdos GMG
Coca-Cola está mais vermelha e ‘mais portuguesa’