Recursos Humanos

Colaboradores da Sonae MC elegem trabalho remoto e flexível para serem felizes

A Sonae MC, dona dos hipermercados Continente, tem processos de recrutamento em contínuo. Fotografia: Direitos Reservados
A Sonae MC, dona dos hipermercados Continente, tem processos de recrutamento em contínuo. Fotografia: Direitos Reservados

A dona dos hipermercados Continente está apostada em oferecer um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal aos trabalhadores

A Sonae MC, empresa que detém os hipermercados Continente, acaba de lançar um programa para garantir a valorização e o bem-estar dos seus trabalhadores. O Flex it Up visa assegurar o acesso a novos formatos de trabalho para que os trabalhadores do grupo possam ter um melhor e maior equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal. A recetividade tem sido “excelente”, com os profissionais a elegerem o trabalho remoto e o horário flexível como as iniciativas que mais se adequam aos seus anseios.

Esses dados não surpreendem Maria Antónia Cadilhe, head of talent, learning, culture & communication, para quem as medidas que integram este projeto são o resultado de um conjunto de iniciativas que a Sonae MC realiza periodicamente junto dos seus colaboradores para auscultar a sua satisfação e compromisso com a organização.

Através do Flex it Up, os colaboradores podem optar pelo trabalho remoto, ou seja, fora do local de trabalho, escolher a hora de início, interrupção e termo do dia laboral, solicitar redução de horário (com a diminuição proporcional do vencimento), pedir licença sem vencimento por um período mais alargado do que o legalmente definido e desfrutar de cinco dias extra de pausa, não remunerados.

Estas cinco medidas destinam-se aos trabalhadores de áreas como a comercial, marketing, sistemas de informação, logística, recursos humanos, entre outras. Segundo Maria Antónia Cadilhe, as iniciativas de trabalho remoto e flexível são as que registam maior adesão, totalizando 96% dos pedidos. A tendência de futuro nas organizações é para proporcionar a possibilidade de os colaboradores serem “felizes no trabalho” e “ainda mais felizes fora dele”, sublinha.

Aliás, o programa Flex it Up insere-se numa estratégia mais ampla da empresa, que arrancou em 2016 com o lançamento do programa Improving our Life. O foco está no estabelecimento de um conjunto de ações que incrementem a satisfação dos colaboradores dentro do universo empresarial e da vida pessoal.

Recrutamento contínuo
A Sonae MC tem processos de recrutamento em contínuo e as áreas abrangidas pelo Flex it Up não são exceção. Segundo Maria Antónia Cadilhe, ao longo dos próximos meses, serão necessários reforços para os departamentos de IT e e-commerce, logística, comercial e marketing e para cargos como project e program manager, business partner analyist, commercial management, data analytics e business intelligence, entre outras.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno ladeado pelos representantes dos dois maiores credores de Portugal: Pierre Moscovici (Comissão) e Klaus Regling (ESM). Fotografia: EPA/JULIEN WARNAND

Centeno usa verbas da almofada de segurança para pagar aos credores europeus

O bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Batista da Silva. Fotografia: Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Ordem dos Notários desmente declarações de Álvaro Santos Pereira

Quinta do Lago

Algarve é o melhor destino de golfe do mundo para 2020

Outros conteúdos GMG
Colaboradores da Sonae MC elegem trabalho remoto e flexível para serem felizes