transportes

Comboio Porto-Vigo volta a 16 de agosto com metade das viagens

Comboio Celta. Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
Comboio Celta. Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens

Comboio Celta vai realizar apenas uma ligação por dia em cada sentido, depois de cinco meses de interrupção.

A partir de 16 de agosto, vai voltar a ser possível viajar de comboio entre Porto e Vigo, já do lado espanhol. A CP – Comboios de Portugal e a homóloga espanhola Renfe chegaram a acordo para explorarem o chamado comboio Celta, após cinco meses de interrupção, devido ao fecho da fronteira. A informação adiantada na quinta-feira pelo jornal Faro de Vigo foi confirmada esta sexta-feira pelo Dinheiro Vivo junto de fontes ferroviárias.

Este regresso, no entanto, será feita apenas com uma circulação diária em cada direção, em vez das habituais duas.

A partida do comboio será feita apenas da parte da manhã: no sentido Porto-Vigo, o Celta número 421 vai partir de Porto-Campanhã às 8h13 e chegar a Vigo pelas 11h35 (hora espanhola); na direção oposta, o Celta número 420 vai sair de Vigo às 8h58 (hora espanhola) e chegar a Porto-Campanhã pelas 10h20.

O comboio Celta funciona com as automotoras a gasóleo da série 592, da década de 1980 e que pertencem à Renfe. A CP aluga atualmente 24 destas automotoras à congénere espanhola.

Esta é a primeira ligação ferroviária internacional retomada pela CP desde 17 de março.

Não há previsão, no entanto, para o regresso dos serviços internacionais Lusitânia (Lisboa-Madrid) e Sud Expresso (Lisboa-Hendaye). Durante o mês de agosto, haverá obras nas linhas ferroviárias em Portugal e em Espanha.

Do lado espanhol, a gestora ferroviária Adif vai eletrificar o troço entre a fronteira portuguesa e Salamanca. Do lado português, a IP – Infraestruturas de Portugal vai realizar “trabalhos de modernização” entre Guarda e Vilar Formoso.

Ainda assim, há outra maneira de chegar a Espanha através de comboio. Para isso, os passageiros terão de apanhar o comboio regional da Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz, numa viagem com a duração de três horas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

Exemplo de ouro numa loja de câmbio em Klaaswaal, Países Baixos. (EPA/ROBIN VAN LONKHUIJSEN)

Ouro atinge recorde e excede os 2 mil dólares

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

Comboio Porto-Vigo volta a 16 de agosto com metade das viagens