economia digital

ComércioDigital.pt: iniciativa quer colocar 50 mil empresas online

empresas, online, iPad, presença online

Este novo projeto quer apoiar empresas que não estejam na Internet, para que possam conhecer as potencialidades da economia digital.

Trata-se de uma parceria conjunto da ACEPI (Associação da Economia Digital) e da CCP (Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal), com apoio do governo português e co-financiada pelo programa COMPETE 2020.

Para Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, “não ter presença no digital hoje é igual a não existir”. E, segundo os números revelados esta quinta-feira pela associação, ainda há um grande número de empresas do tecido empresarial português que continuam a não ter presença neste mundo digital (sem site próprio, por exemplo) que está a ser transformado pelo comércio online.

O programa ComércioDigital.pt quer, desta forma, ajudar 50 mil microempresas e PME a conseguir fazer a viragem para a digitalização. Trata-se de um roadshow que quer percorrer Portugal, para promover a primeira presença online destas empresas portuguesas. “Trata-se de tornar as empresas visíveis, um pouco como acontecia antigamente com as Páginas Amarelas”, recorda Alexandre Nilo Fonseca.

Só em Portugal, há 3,5 milhões de internautas a fazer compras online. Tendo uma presença digital, a ACEPI aponta que será possível a muitas destas empresas passar para um mercado potencial com muitos milhões de utilizadores, no panorama internacional.

Esta iniciativa vai contar com cem parceiros, onde se contam associações de comércio e serviços, além de parceiros tecnológicos. As microempresas e PME que aderirem a este programa, vão beneficiar de um voucher 3-em-1, que garante um domínio registado .pt, uma ferramenta de construção e alojamento de site e caixas de correio eletrónico. Além disso, ainda será possível ter acesso a serviços complementares, como apoio ao desenvolvimento de lojas online, publciidade e marketing digital ou serviços de alojamento e cloud, fornecidos pelos patrocinadores da iniciativa.

Estão marcadas cerca de 150 sessões de informação e sensibilização para esta iniciativa, que arranca já no próximo dia 6 de fevereiro, em Leiria.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5D5BF6F7-69DF-4F33-9B33-A8FE9E3B1547

O fim dos concessionários? Na era digital, por cá ainda se compra o carro no stand

O presidente da China, Xi Jinping, fez uma visita de Estado a Portugal no final de 2018. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Angola e China arrastam exportações portuguesas. Alemanha e Itália ainda não

( Jorge Amaral/Global Imagens )

Preços das consultas da ADSE ainda em aberto

Outros conteúdos GMG
ComércioDigital.pt: iniciativa quer colocar 50 mil empresas online