Comissão: Trabalhadores do BPI "estão muito apreensivos"

Dirigente manifestou surpresa pela dimensão das possíveis saídas do BPI

Mil pessoas. Este é o número de trabalhadores que poderá sair do BPI caso a oferta pública de aquisição (OPA) do CaixaBank seja bem sucedida, de acordo com o relatório de avaliação divulgado pelo banco de Fernando Ulrich na terça-feira. A Comissão de Trabalhadores (CT) diz que os funcionários estão "muito apreensivos" com estas notícias.

"Os trabalhadores estão muito apreensivos. Não fomos totalmente apanhados de surpresa, porque já tínhamos indicações. Não sabíamos era da dimensão", comentou José Cabrita, da CT, ao Dinheiro Vivo.

O mesmo dirigente lembra também que "a redução de trabalhadores não pode ser boa" e que vai ter impacto junto dos clientes.

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) ficou surpreso com a referência à saída de mil trabalhadores do BPI. "Fico verdadeiramente espantado. Estivemos com o BPI recentemente e houve todas as condições para que nos tivessem dito que essa solução estava em cima da mesa", referiu Rui Riso, do SBSI, citado pela TSF.

O BPI refere no documento de avaliação da OPA do CaixaBank que “tomando por base os custos de reestruturação anunciados pelo oferente e as sinergias previstas na rubrica de custos com pessoal, este cenário seria compatível com a saída de cerca de mil colaboradores". Em causa estão custos de 250 milhões de euros e sinergias de 45 milhões de euros.

A redução de pessoal, ainda segundo o mesmo documento, citando a proposta do oferente, seria conseguida “dando prioridade a reformas antecipadas e lay-offs incentivados”. A administração do BPI adiantou que tem em curso “iniciativas que levarão à redução de 250 efetivos até ao final do corrente ano”.

O conselho de administração do banco considerou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo CaixaBank como “oportuna” e entende que é “amigável” por ser proveniente de uma instituição com “grande credibilidade” e acionista desde 1995.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de