Empresas

Compete 2020 lança concurso de 21,5 milhões para PME

(Artur Machado / Global Imagens)
(Artur Machado / Global Imagens)

Concurso destina-se a apoiar a conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar nas pequenas e médias empresas (PME)

O Compete 2020 lançou um concurso de apoio à conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar nas pequenas e médias empresas (PME), com uma dotação de 21,5 milhões de euros, foi divulgado, esta segunda-feira.

De acordo com um comunicado da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o concurso “visa, entre outros, apoiar as PME na implementação de sistemas de gestão da conciliação e respetiva certificação acreditada, concretizando a medida ‘Apoiar a certificação da conciliação’ do 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar”.

O comunicado adianta ainda que, no âmbito do programa, “o Governo criou o projeto Pacto para a Conciliação, que mobiliza organizações públicas e privadas para a implementação” de sistemas de gestão neste âmbito.

O pacto enquadra uma norma que “define os requisitos necessários a uma organização que pretenda implementar, manter e gerir um sistema de gestão da conciliação, visando elevar níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral em matéria de conciliação”.

“Baseia-se, assim, no ciclo de melhoria contínua (Plan, Do, Check, Act) [Planear, fazer, verificar, agir, em português], que inter-relaciona atividades de caráter estratégico e atividades de caráter operacional”, pode ler-se no comunicado.

De acordo com a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, citada no comunicado, “este apoio reflete o reconhecimento de que a igualdade e a conciliação não se fazem por mera adaptação, mas exigem a construção de novos modelos organizacionais”.

“Esta é uma verdadeira mudança de paradigma que sabemos ser condição de realização de uma sociedade em que mulheres e homens podem fazer escolhas livres em todas as esferas da sua vida, e em que promovemos o bem-estar, a produtividade e a sustentabilidade demográfica”, acrescentou.

As empresas interessadas em candidatar-se ao programa de conciliação podem fazê-lo através de formulário eletrónico no ‘site’ do Balcão 2020, até ao dia 31 de maio de 2019.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
trabalho emprego comissão europeia

Bruxelas quer criar 5 novos impostos e dar 15 mil milhões de euros a Portugal

Vieira da Silva, ex-ministro do Trabalho e Segurança Social. 
Fotografia: Natacha Cardoso / Global Imagens

Governo deve reforçar apoios sociais e aos jovens e rever o lay-off

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

1356 mortos e 31292 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Compete 2020 lança concurso de 21,5 milhões para PME