Comunidade tecnológica portuguesa cria soluções para Covid-19

Tech4COVID19 é o nome do movimento criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa. Conta com mais de 120 empresas e startups.

Mais de 600 pessoas de 120 empresas tecnológicas portuguesas juntaram-se para criar soluções para ajudar a população a enfrentar o Covid-19. Tech4COVID19 é o nome do movimento criado este fim de semana pela comunidade tecnológica portuguesa e que foi oficialmente apresentado esta segunda-feira.

Melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar videochamadas entre médicos e doentes; criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que simplesmente necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia; criar um chatbot para se tirarem dúvidas dos apoios concedidos pelo estado às empresas e às pessoas singulares; acelerar a compra de material hospitalar e lançar um crowdfunding para compra desse mesmo material; disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde ou ainda criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico são apenas alguns dos objetivos dos projetos. Em breve, será lançada uma plataforma de acesso a todos os projetos, que oportunamente serão também divulgados individualmente.

“Há tanto talento, potencial e uma capacidade de fazer coisas tão grande dentro das startups portuguesas que a nossa motivação foi direcionar esse potencial para iniciativas que ajudassem toda a gente nesta fase difícil”, afirma Felipe Ávila da Costa, porta-voz do grupo.

O movimento e os respetivos líderes de cada projeto estão já em contacto com profissionais de saúde e com entidades como a Direção-Geral da Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e as Administrações Regionais de Saúde, de forma a validarem a sua contribuição, tendo em conta as necessidades atuais do país, sem correrem o risco de criarem obstáculos às operações já em curso.

Tudo começou com uma conversa informal entre fundadores de startups tecnológicas e entretanto reuniu empresas de áreas como a cibersegurança, saúde, manutenção, recursos humanos, consultoria, serviços na nuvem, comércio eletrónico, dispositivos médicos, entre muitas outras.

Os projetos criados por esta comunidade podem ser acompanhados através desta página.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de