aviação

Concorrência notificada sobre compra da TAP

Foto: REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Autoridade da Concorrência foi notificada sobre a compra de ações pela Parpública ao consórcio Gateway.

A Autoridade da Concorrência (AdC) já foi notificada pela Parpública e pela Atlantic Gateway sobre a compra da TAP, segundo a informação publicada na página de internet do regulador de mercado.

Em causa está a reorganização da estrutura acionista no capital da TAP, da Atlantic Gateway, detida por Humberto Pedrosa e David Neeleman, dono da companhia aérea Azul.

A notificação deu entrada na AdC a 20 de julho e foi divulgada hoje pelo regulador de mercado. A AdC tem agora de dar luz verde à operação, que já recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE) e da concorrência brasileira.

Falta ainda a notificação da ANAC sobre a nova estrutura acionista do grupo para a conclusão final do negócio e a compra de ações pelos trabalhadores.

O Estado vai passar a ter 50% da TAP, com a recompra de uma parte do capital da companhia aérea por 1,9 milhões de euros, uma das exigências do Executivo de António Costa e que permite que a companhia aérea fique em mãos públicas mas com gestão privada. Os trabalhadores têm direito a 5% do capital.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Concorrência notificada sobre compra da TAP