Consultua aposta no turismo na nova delegação do Porto

A Consultua é especialista na formação profissional de adultos. No Porto, quer incrementar a qualificação dos recursos humanos

A Consultua, empresa de ensino e formação profissional, abriu uma delegação no Porto e apostou no lançamento de cursos na área da hotelaria e restauração, turismo e línguas.

Com 18 anos de experiência no ensino e formação profissional, a Consultua decidiu investir no Porto, "cidade em franca expansão" e onde detetou lacunas de recursos humanos em áreas como o turismo, disse Rita Messias, diretora geral e sócia fundadora da empresa.

"Fizemos uma análise de mercado" e como "temos 27 áreas de formação certificadas, adequámos a nossa atividade ao contexto local", sublinhou a responsável.

A Consultua, que ministra cursos financiados e não financiados, tem neste momento um leque de nove áreas de formação no Porto. Além de turismo e hotelaria e restauração, a empresa está a trabalhar formações em saúde, comércio e serviços, gestão e administração, informática, serviços de apoio a crianças e jovens, línguas e trabalho social e orientação.

Desde a abertura da delegação no Porto, a Consultua já ministrou 12 cursos, abrangendo 524 formandos, entre os quais 230 desempregados.

Segundo Rita Messias, a taxa de sucesso das formações é "muito grande", quer ao nível da aprendizagem quer no que se refere à empregabilidade dos formandos.

A Consultua trabalha também com empresas e pessoas no ativo, até porque é necessário melhorar as qualificações dos colaboradores. Como sublinha Rita Messias, "somos um país com baixas qualificações, sejam escolares sejam profissionais. Há muitas pessoas a exercer a sua profissão sem formação adequada".

Com 18 anos de experiência na formação profissional de adultos, a Consultua marca presença em Mirandela (onde está instalada a sede), em Chaves, Vila Real, Penafiel, Sousel e Lisboa. Desde a sua constituição, já passaram pelas suas instalações mais de 43 mil formandos e ao abrigo dos RVCC/Novas Oportunidade/CQEP e Qualifica orientou mais de sete mil pessoas.

A Consultua tem uma rede de 756 formadores e de 62 coordenadores (entre internos e externos), 25 técnicos de apoio, 35 colaboradores internos e seis administrativos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de