Energia

Contadores inteligentes. Siemens e Landis+Gyr vão fornecer EDP

Fotografia: EPA / Paul Zinken
Fotografia: EPA / Paul Zinken

Este projeto faz parte do universo InovGrid, da EDP Distribuição, que visa dotar a rede elétrica de equipamentos inteligentes

A Siemens Portugal e a Landis+Gyr juntaram-se para fornecer à EDP Distribuição os contadores inteligentes Energy Boxes, que serão instalados, em 2017 e 2018, nas residências dos consumidores finais portugueses.

Este projeto faz parte do universo InovGrid, uma iniciativa inovadora da EDP Distribuição, que visa dotar a rede elétrica de equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gestão da energia, melhorando a qualidade do serviço e a informação disponibilizada aos consumidores, diminuindo os custos, e aumentando a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.

Para este projeto, a EDP Distribuição optou pelos contadores inteligentes PRIME da Landis+Gyr, que irão interagir com o sistema Energy IP da Siemens. Este software recolhe, processa e analisa os dados fornecidos pelos contadores, transformando-os em informação relevante que a EDP poderá utilizar para prever consumos, definir novas estratégias de negócio e modelos de faturação ou disponibilizar novos serviços aos seus clientes, entre outros.

A nível mundial, a Siemens já interligou mais de 70 milhões de contadores, de diferentes marcas. A informação gerada por estes equipamentos, depois de analisada, tem permitido otimizar e melhorar as redes de energia, enquanto ajuda os clientes da empresa a dar resposta aos desafios que o setor enfrenta atualmente, muitos deles provenientes da integração de renováveis.

Este projeto está em linha com a iniciativa da União Europeia, que prevê que, até 2020, 80% dos contadores tradicionais sejam substituídos por equipamentos inteligentes. A aposta nestes aparelhos, bem como nas redes elétricas inteligentes, pode reduzir as emissões de CO2 na UE em até 9%, bem como os consumos domésticos anuais de energia.

Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens em Portugal, disse que “para o sucesso deste projeto foi fundamental a parceria de longa data que a Siemens tem com a EDP, no âmbito da qual já foram desenvolvidos vários projetos de grande sucesso.

Este projeto, em parceria com a Landis+Gyr, representa mais um passo no caminho da digitalização da rede, assegurando a alimentação do sistema Energy IP com dados de consumo fiáveis e quase em tempo real, o que permite estabelecer mecanismos de otimização da gestão da rede, bem como garantir um maior valor no serviço prestado aos consumidores finais”.

Dada a aceitação desta nova tecnologia de alto desempenho noutros mercados, a EDP optou por utilizar comunicações por PLC (Power Line Communication), OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) e PRIME (PoweRline Intelligent Metering Evolution).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Contadores inteligentes. Siemens e Landis+Gyr vão fornecer EDP