Pneus

Continental Mabor investe mais 14 milhões de euros em Lousado

Continental Mabor é uma das maiores empresas exportadoras portuguesas. Fotografia: EPA/CARSTEN KOALL
Continental Mabor é uma das maiores empresas exportadoras portuguesas. Fotografia: EPA/CARSTEN KOALL

Este é o segundo investimento anunciado para Lousado em 2017

A Continental Mabor vai reforçar a aposta em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão. A fabricante de pneus vai investir cerca de 14 milhões de euros num novo projeto para aumentar a capacidade produtiva de pneus. Serão criados 45 postos de trabalho com esta operação.

“Este é um investimento importante ao nível da geração de riqueza e da criação de emprego e que reforçará a performance exportadora de Vila Nova de Famalicão. A visão de ambição com que a Continental Mabor encara o futuro é inspiradora para o país”, refere Paulo Cunha, presidente da câmara de Famalicão, em nota enviada às redações esta quinta-feira.

O município atribuiu o estatuto de investimento de interesse público municipal, que é necessário, por exemplo, para resolver questões relativas ao licenciamento de terrenos.

O investimento da Continental Mabor prevê a construção de três novas unidades, no complexo industrial de Lousado: a expansão do armazém do produto acabado, uma nave com cerca de 27 mil metros quadrados de área de armazenamento; o aumento, em 7500 metros quadrados, do edifício das áreas de construção e inspeção final dos pneus; e um módulo de construção de pneus para aumentar a capacidade fabrico de pneus de alta performance. Está ainda prevista a incorporação de “tecnologias inovadoras” e de equipamento de transporte e armazenagem de pneus, vulgo paletes.

O investimento deverá demorar 22 meses a ficar concluído e será feito apenas com recurso a capitais próprios. A Continental Mabor assinala que esta aposta “contribui de forma decisiva para a empregabilidade sustentada no longo prazo e para o fortalecimento da coesão e inclusão social ao longo do tempo”.

Este é o segundo investimento anunciado para Lousado em 2017. Em abril, a Continental Mabor anunciou a expansão da fábrica de pneus ligeiros. Para este ano está previsto o arranque da produção de pneus agrícolas, conforme adiantou, em abril de 2016, Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal. Estes dois investimentos estão avaliados em 150 milhões de euros.

A Continental Mabor teve o seu arranque industrial em 1990. Em dezembro de 2016 contava com 1901 colaboradores. Fechou o exercício desse ano com 830,8 milhões de euros de vendas líquidas. 98% da produção destinou-se à exportação, para um total de 65 mercados.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Turistas passeiam na baixa de Quarteira dia 19 de março de 2020. (LUÍS FORRA/LUSA)

Desemprego no Algarve triplica em maio por quebras no turismo

(MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

OE Suplementar: Oposição levou 263 propostas a votação, passaram 35

O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão (D), durante o debate e votação da proposta do orçamento suplementar para 2020, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O Orçamento Suplementar em 5 minutos

Continental Mabor investe mais 14 milhões de euros em Lousado