Pneus

Continental Mabor investe mais 14 milhões de euros em Lousado

Continental Mabor é uma das maiores empresas exportadoras portuguesas. Fotografia: EPA/CARSTEN KOALL
Continental Mabor é uma das maiores empresas exportadoras portuguesas. Fotografia: EPA/CARSTEN KOALL

Este é o segundo investimento anunciado para Lousado em 2017

A Continental Mabor vai reforçar a aposta em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão. A fabricante de pneus vai investir cerca de 14 milhões de euros num novo projeto para aumentar a capacidade produtiva de pneus. Serão criados 45 postos de trabalho com esta operação.

“Este é um investimento importante ao nível da geração de riqueza e da criação de emprego e que reforçará a performance exportadora de Vila Nova de Famalicão. A visão de ambição com que a Continental Mabor encara o futuro é inspiradora para o país”, refere Paulo Cunha, presidente da câmara de Famalicão, em nota enviada às redações esta quinta-feira.

O município atribuiu o estatuto de investimento de interesse público municipal, que é necessário, por exemplo, para resolver questões relativas ao licenciamento de terrenos.

O investimento da Continental Mabor prevê a construção de três novas unidades, no complexo industrial de Lousado: a expansão do armazém do produto acabado, uma nave com cerca de 27 mil metros quadrados de área de armazenamento; o aumento, em 7500 metros quadrados, do edifício das áreas de construção e inspeção final dos pneus; e um módulo de construção de pneus para aumentar a capacidade fabrico de pneus de alta performance. Está ainda prevista a incorporação de “tecnologias inovadoras” e de equipamento de transporte e armazenagem de pneus, vulgo paletes.

O investimento deverá demorar 22 meses a ficar concluído e será feito apenas com recurso a capitais próprios. A Continental Mabor assinala que esta aposta “contribui de forma decisiva para a empregabilidade sustentada no longo prazo e para o fortalecimento da coesão e inclusão social ao longo do tempo”.

Este é o segundo investimento anunciado para Lousado em 2017. Em abril, a Continental Mabor anunciou a expansão da fábrica de pneus ligeiros. Para este ano está previsto o arranque da produção de pneus agrícolas, conforme adiantou, em abril de 2016, Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal. Estes dois investimentos estão avaliados em 150 milhões de euros.

A Continental Mabor teve o seu arranque industrial em 1990. Em dezembro de 2016 contava com 1901 colaboradores. Fechou o exercício desse ano com 830,8 milhões de euros de vendas líquidas. 98% da produção destinou-se à exportação, para um total de 65 mercados.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Tony Dias/Global Imagens)

Consumo dispara e bate subida de rendimentos

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

TIAGO PETINGA/LUSA

Motoristas mantêm greve. “Vamos fazer diligências até chegarmos ao diálogo”

Outros conteúdos GMG
Continental Mabor investe mais 14 milhões de euros em Lousado