Retalho Alimentar

Continente entra nas entregas rápidas. Piloto “poderá em breve expandir-se”

Hipermercado Continente

Piloto está a decorrer no Porto. Cadeia nega que nova parceria possa levar ao abandono de sistema de distribuição própria

O Continente fechou uma parceria com a SendEat para realizar entregas rápidas de produtos alimentares, higiene e limpeza do lar. O piloto está a decorrer numa loja no Porto, mas “poderá muito em breve vir a expandir-se para outras zonas do país”, adianta Pedro Santos, diretor de e-commerce Sonae MC, ao Dinheiro Vivo.

A insígnia de retalho alimentar da Sonae há muito que opera no comércio online, assegurando entregas através de um sistema logístico e uma equipa de distribuição própria. Para as entregas ao domicílio, a cadeia define slots de duas em duas horas, sendo o dia das entregas fechado consoante a disponibilidade da logística. Os valores cobrados variam conforme o horário de entrega, oscilando entre os 4,90 e os 7,90 euros. Com esta nova parceria promete entregas até 40 minutos. O serviço tem o custo da encomenda ao qual acresce uma taxa de entrega de 2,95 euros, sendo que as encomendas cujo valor não atinja o valor mínimo de entrega acresce 1,50 euros, pode ler-se no site.

Uma incursão da cadeia no segmento de entregas rápidas num momento em que a Mercadona prepara a entrada em Portugal, através da abertura de quatro lojas na região Norte em 2019, e em que o Pingo Doce está igualmente a realizar entregas ao domicílio em várias zonas do país (em agosto entra no Algarve) através de uma parceria com o Mercadão.

Pedro Santos nega uma relação com estas movimentações da concorrência. “Enquanto líderes de mercado estamos totalmente focados em disponibilizar aos nossos clientes a mais forte proposta de valor de conveniência, da qual esta solução é parte integrante. Implementámos esta solução de reforço da conveniência, em modelo de piloto, de modo a testar a aceitação e recolher feedback dos nossos clientes, num momento em que estão reunidas as condições de mercado, logísticas e tecnológicas”, garante.

O piloto está neste momento a decorrer numa única loja no Porto, no Continente Bom Dia Cufra (Avenida da Boavista). Mas há planos para expandir para outras zonas do país. “Este é um projeto inovador no mercado das entregas rápidas em Portugal e neste momento estamos a realizar uma experiência piloto no Porto numa primeira fase, que poderá muito em breve vir a expandir-se para outras zonas do país. Nesta fase estamos ainda a recolher feedback dos nossos clientes e a avaliar o potencial deste formato de entregas rápidas”, diz Pedro Santos.

“O objetivo é facilitar a vida aos nossos clientes que agora podem, no conforto das suas casas, encomendar ingredientes de última hora para o jantar ou outras categorias como produtos de higiene, produtos para bebés ou limpeza do lar. Os pedidos são feitos através do site ou da APP móvel e as entregas são feitas em cerca de 40 minutos. É cómodo, prático e eficiente”, afirma ainda o responsável.

Sistema de entregas complementar

Pedro Santos nega a ideia de que este novo serviço possa levar ao abandono da distribuição própria do Continente e fala de um serviço de entregas complementar. “Estamos sempre à procura de novas soluções, quer para acompanhar as tendências de mercado e de consumo, quer para responder com cada vez maior agilidade e destreza às necessidades dos nossos clientes. Vivemos num tempo em que o imediato ganha importância crescente e os clientes estão habituados a obter respostas rápidas e, em consequência disso, são inúmeros os serviços que nascem para responder a esse sentido de urgência”, começa por referir o diretor de e-commerce da Sonae MC.

“A aposta neste serviço em nada invalida o nosso serviço de entregas próprias. Pelo contrário, torna-se complementar. Este novo formato é direcionado a compras e necessidades muito imediatas, tipicamente em menores quantidades. Queremos estar na vanguarda do retalho, proporcionar uma cada vez melhor experiência de compra aos nossos clientes e acreditamos no valor de rede. Esta parceria piloto com a empresa portuguesa SendEAT em muito contribuirá para isso”, garante.

Produtos alimentares, podem ser encomendadas bebidas, produtos de higiene, produtos para bebés e limpeza do lar, através do site ou da aplicação móvel (disponível para sistema iOS e para Android até ao final do verão).

(notícia atualizada com informação adicional sobre a loja onde decorre o piloto)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

OE2020: PR avisa que é preciso “ir mais longe” em matérias como a saúde

Outros conteúdos GMG
Continente entra nas entregas rápidas. Piloto “poderá em breve expandir-se”