Comboios

CP vende duas carruagens históricas para viagens turísticas em Espanha

Antigas carruagens napolitanas, de bitola estreita, estavam estacionadas na estação do Tua. Fotografia: DR
Antigas carruagens napolitanas, de bitola estreita, estavam estacionadas na estação do Tua. Fotografia: DR

As carruagens napolitanas, produzidas em Nápoles, Itália, entraram ao serviço da CP na década de 30 do século XX

A CP — Comboios de Portugal vendeu duas antigas carruagens, conhecidas como napolitanas, que se encontravam fora de serviço comercial desde 2001, para viagens turísticas em Espanha, disse à Lusa fonte oficial da empresa.

De acordo com fonte oficial da empresa, o comprador é uma entidade privada que tem como objetivo a reabilitação e utilização para fins turísticos, em Espanha, recusando dar o valor do negócio, alegando confidencialidade.

As carruagens napolitanas, produzidas em Nápoles, Itália, entraram ao serviço da CP na década de 30 do século XX, nas linhas de Porto — Póvoa de Varzim e, posteriormente, no Tua.

Após cerca de 70 anos de serviço, foram retiradas do serviço comercial em 2001 e, desde essa data, têm estado estacionadas na Estação do Tua.

O material circulante da CP que está retirado do serviço comercial e para o qual não existem já oportunidades de utilização, é alvo de uma avaliação do seu potencial interesse histórico e museológico, para garantir a preservação da história dos comboios em Portugal, nomeadamente do ponto de vista do espólio existente na Fundação do Museu Nacional Ferroviário, de acordo com a empresa pública.

Caso contrário, a empresa liderada por Manuel Queiró procura então encontrar potenciais interessados na sua aquisição para reabilitação e futura utilização.

Neste caso, como já se encontram salvaguardados para memória futura exemplares de primeira classe, de segunda classe e mistas, foi possível encontrar esta solução que permite travar a degradação que se vinha arrastando já há alguns anos, e “assegurar a preservação por uma entidade privada que vai investir na sua reabilitação e utilização para fins turísticos”, segundo a empresa.

Uma das carruagens vendida é de segunda classe e outra é mista (de primeira e segunda classe).

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Trabalhadores destacados vão ganhar o salário do país de acolhimento

Tribunal. Fotografia: PAULO SPRANGER/Global Imagens

Rede suspeita de lavar 150 ME com ajuda de bancários conhece hoje acórdão

Fotografia: Nacho Doce/Reuters

Oi. “Centenas” de obrigacionistas portugueses não conseguiram fechar acordo

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
CP vende duas carruagens históricas para viagens turísticas em Espanha