Comércio online

CTT arranca com aplicação para ajudar pequenos produtores a vender

(Miguel Pereira/Global Imagens)
(Miguel Pereira/Global Imagens)

CTT Comércio Local está a ser lançado com a Câmara Municipal de Viseu e com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e será alargada a mais autarquias.

Os CTT estão a preparar uma aplicação, a CTT Comércio Local, para ajudar os comerciantes locais e pequenos produtores a vender online. A iniciativa, que surge no âmbito das medidas criadas pelo Governo para apoiar as PME no contexto de pandemia Covid-19, segue-se ao projeto Criar Lojas Online dirigido às pequenas e médias empresas.

“A oferta de criar lojas online lançada pelos CTT em março é direcionada para PME, que podem criar a sua loja de forma simples e autónoma. No caso da solução CTT Comércio Local a o serviço será suportado e apoiado pelas autarquias, facilitando a presença digital de comerciantes ou produtores locais com menor literacia tecnológica”, explica João Sousa, administrador dos CTT, em declarações ao Dinheiro Vivo.

“A solução foi desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Localshop, e é fornecida em exclusivo às autarquias, que por sua vez a disponibilizam aos comerciantes locais. Este serviço, é composto por uma aplicação iOS e Android para consumidor, uma aplicação para comerciante e um backoffice web para comerciantes e municípios”, continua.

O projeto inicia agora a fase de registo e preparação dos comerciantes aderentes, sendo que nos próximos dias a aplicação será disponibilizada a todos os consumidores finais em versão iOS e Android.

Como funciona?

Na prática, explica o administrador dos CTT, “o consumidor poderá ver que comerciantes da região estão presentes na app, efetuar as compras, pagar pelos métodos habituais e selecionar as soluções de distribuição dos CTT para a entrega da encomenda”.

Já os comerciantes “terão apoio na criação e gestão dos produtos na app, podem receber e confirmar encomendas através de SMS e ao fim de cada dia recebem na sua conta bancária o resultado de todas as vendas. Cada município, enquanto entidade que melhor conhece o tecido empresarial local, terá um papel fundamental enquanto dinamizador da solução na sua região, apoiando os comerciantes e incentivando para a sua utilização”, defende.

O serviço CTT Comércio Local está a ser lançado com a Câmara Municipal de Viseu e com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, mas o objetivo é alargar nas “próximas semanas” a mais municípios, em todo o país.

Os pequenos comerciantes e produtores aderentes a este marketplace poderão “também selecionar as soluções de distribuição dos CTT para a entrega da encomenda”.

“Os CTT não podem divulgar os objetivos mas as perspetivas são muito positivas”, diz João Sousa, quando questionado sobre os objetivos de adesão dos comerciantes/pequenos produtores a este serviço.

“Existe um valor de onboarding e licenciamento da câmara e dos comerciantes e uma taxa de utilização do serviço sobre cada transação suportada pelo comerciante”, diz quando sobre os custos de adesão a esta nova oferta digital.

900 PME já criaram lojas online

O serviço junta-se ao Criar Lojas Online lançado em março pelos Correios, u”ma oferta que permite que as PME ligadas ao retalho ou venda de bens físicos criem lojas online com grande facilidade, para a venda dos seus produtos”.

“As empresas não necessitam de conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites, sendo tudo efetuado através de uma interface web intuitiva e amigável. Dispõe de uma linha de apoio técnico por chat, email ou telefone para esclarecimento das dúvidas e suporte no processo de criação da loja”, realça João Sousa, sobre a oferta desenvolvida em parceria com a start-up Shopkit.

“Esta oferta pode ser complementada com os sistemas de expedição dos CTT, com as Soluções de Logística e a oferta de Pagamentos, permitindo às PME ter um único parceiro no seu negócio digital. A simplicidade da solução, com um único parceiro em toda a cadeia, da criação da loja, aos pagamentos, distribuição e devoluções, permite às PME o foco no seu negócio e na segurança e bem-estar dos seus colaboradores”.

João Sousa faz um balanço “muito positivo” deste serviço. “Até ao momento já foram criadas mais de 900 lojas através do serviço Criar Lojas Online.”

(notícia atualizada às 13h13 com esclarecimentos do administrador dos CTT)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

CTT arranca com aplicação para ajudar pequenos produtores a vender