Coronavírus

CTT encerra 18 estações, reduz horários e com atendimento à porta fechada

Pedro Granadeiro / Global Imagens
Pedro Granadeiro / Global Imagens

Operador postal reforça medidas de mitigação ao Covid-19, com fecho de algumas estações e redução de horário de funcionamento.

Os CTT vão encerrar 18 estações, reduzir horário de funcionamento e passar a realizar atendimento à porta fechada nas mais de 500 lojas próprias do operador postal, anunciou a empresa num reforço das medidas para mitigar a propagação do Covid-19 no país.

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Os Correios vão encerrar um conjunto de lojas, “em função da ausência de colaboradores pertencentes a grupos de risco de saúde, e também necessidades de assistência a filhos menores de 12 anos pelo encerramento das escolas”, justifica a empresa. Ao todo são 18 de um total de 538 estações (valor ao fecho de 2018) que vão ser fechadas por esse motivo.

 

Lista de Lojas CTT encerradas

 

Nas lojas próprias será ainda implementado o atendimento à porta fechada, “de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e para garantir o distanciamento entre cada cliente”, refere a empresa, cumprindo-se indicações da Direção-Geral de Saúde. Assim, poderão permanecer na loja os clientes que estão a ser atendidos. “A fila de espera será efetuada à porta da Loja, garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado e que mantenham a distância mínima sugerida”, explica o operador postal. “Será também colocada uma fita colorida sinalizadora no chão por forma a manter a distância de segurança entre o colaborador e o cliente.”

As estações “terão também uma redução de horário em função do número de trabalhadores presentes, sendo que os horários das lojas estão em permanente atualização no site dos CTT e todas as lojas em funcionamento terão um período de encerramento à hora de almoço, das 12h30 às 14h30, permitindo a limpeza de todos os espaços de forma mais profunda”, refere a empresa.

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Ainda no âmbito do plano de contingência, “os colaboradores dos CTT poderão usar máscara, luvas e gel desinfetante no atendimento aos clientes”.

Quanto aos postos de correio (1845 no fecho de 2018), serviço prestado por parceiros, os “CTT informam que poderão existir alterações nos horários de funcionamento ou o encerramento dos mesmos, por decisão dos parceiros dos CTT na prestação deste serviço.”

No que toca aos trabalhadores das lojas nas regiões autónomas da Madeira e Açores, o operador postal informa que “por determinação dos Governos Regionais dos Açores e Madeira, encontra-se inibido o pagamento do subsídio social de mobilidade nas lojas destas regiões autónomas no período inferior a 15 dias da efetivação da viagem.”

Ou seja, esclarece o operador postal, a decisão surge “no seguimento da decisão do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira e o Governo Regional da Região Autónoma dos Açores de determinar a obrigatoriedade de quarentena aos passageiros que desembarquem nos aeroportos das regiões”. “Para que as pessoas possam cumprir a quarentena, foi definido pelos CTT, como medida de mitigação e de ajudar ao cumprimento da referida quarentena, que o reembolso só poderá ser efetuado 15 dias após a realização da viagem.”

As medidas dos Correios estendem-se ainda à área operacional. Para garantir a segurança dos cerca de mais de cinco mil carteiros e clientes “a assinatura nos terminais dos carteiros durante o processo de entrega de produtos de Correio, Expresso e Carga será suspenso”. A medida aplica-se a todos os serviços “exceto nas citações ou notificações via postal e nos serviços “Entrega ao Próprio””.

Estão ainda “em análise cenários de ajustamento da atividade tendo em conta a eventual ausência de colaboradores que pertencem a grupos de risco de saúde.”

“Os carteiros dos CTT vão adotar procedimentos específicos no exercício das suas funções durante os giros, na interação com a população e no manuseamento de objetos, para reduzir o risco de contágio”, refere ainda a empresa.

Medição diária da temperatura corporal, “estando a tentar assegurar a expedição de luvas, máscaras de proteção e gel desinfetante e o reforço da frequência de limpeza de todos os locais de trabalho” são outras das medidas que os Correios estão a implementar nos centros operacionais e edifícios da empresa. “Serão ainda ajustados os horários dos turnos, evitando sobreposições e acomodando situações de ausência de colaboradores de risco, como medida cautelar de proteção”.

Estas medidas reforçam as já anunciadas na semana passada pelo operador postal que, já tinha decidido promover a implementação do teletrabalho em todos os serviços em que tal era possível, designadamente, nos serviços de apoio.

Começaram ainda a ser aplicadas “medidas de redução de contacto para os colaboradores cuja presença física na empresa é imprescindível, respeitando uma lógica de rotação mínima de referência de 14 dias de calendário para os serviços que tiverem de permanecer nas instalações da empresa.”

(notícia atualizada às 15h15 com esclarecimento dos CTT sobre a inibição do subsídio de social de mobilidade na Madeira e Açores)

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