correios

CTT revê em baixa receitas previstas para 2016. Mas mantém dividendo

Fotografia: Paulo Alexandrino / Global Imagens
Fotografia: Paulo Alexandrino / Global Imagens

Quebra no correio endereçado e iniciativas de crescimento de receita ainda sem impacto nos rendimentos de 2016 ditaram a revisão

A quebra “superior à esperada de correio endereçado” no último trimestre do ano passado levou os CTT a rever em baixa os guidelines dos resultados operacionais e do EBITDA do operador postal, comunicou ao mercado a companhia liderada por Francisco Lacerda. Mas os CTT mantém os guidelines em termos de dividendo aos acionistas.

Os CTT registou uma descida “superior à esperada no tráfego de correio endereçado no quarto trimestre (-4,2% no ano de 2016) com impacto relevante dos feriados naquele período (menos 3 dias úteis do que no quarto trimestre de 2015) origina um decréscimo de 4% a 5% nos rendimentos operacionais de 2016”, informou os CTT.

Para esta revisão em baixa contribui igualmente o facto de as “iniciativas de crescimento de receita no correio”, como a nova oferta de correio publicitário (o CTT Ads), nos serviços financeiros (pagamentos), o crédito à habitação (no Banco CTT e que acaba de ser lançado) ou oferta modular no segmento de Expresso & Encomendas, “todas já em curso em Portugal e/ou Espanha, mas sem impacto efetivo nos rendimentos de 2016”.

A empresa liderada por Francisco Lacerda conteve, no entanto, os custos operacionais, o que permitiu “compensar parcialmente o fraco desempenho face ao previsto dos rendimentos e absorver os gastos com o Banco CTT”.

Ainda assim, os CTT registaram um “decréscimo de 4% a 7% no EBITDA recorrente do ano de 2016 (excluindo Banco CTT)”.

Os CTT não mexem contudo no valor dos dividendos que se propõem entregar aos acionistas. “A administração reafirma que poderá propor um dividendo mínimo de 0,48 euros por ação para 2016, pagável em 2017”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Banco de Portugal

Bancos concederam moratórias a 741 623 empréstimos entre março e junho

Pingo Doce

PD. Sindicato quer impugnar no Tribunal “golpada” no referendo do banco de horas

Hiper Pingo Doce__00266

Sindicato leva banco de horas do Pingo Doce a tribunal

CTT revê em baixa receitas previstas para 2016. Mas mantém dividendo