De quem é este amarelo? Cores que podem levar a tribunal

A justiça norte-americana não deixou a Cheerios registar o "amarelo pequeno-almoço".

Toma cereais ao pequeno-almoço? De que cor é a embalagem? A Cheerios queria que só ela pudesse ter uma caixa amarela. Contudo o tribunal norte-americano das marcas registadas negou-lhe o pedido. "É prática de toda a indústria ornamentar as caixas de cereais com cores coloridas, imagens fortes e palavras proeminentes", indicou o juiz Anthony R. Masiello, citado pela Quartz.

Outra das justificações apresentada pelo tribunal foi o facto de a marca não ser consistente no uso da cor. Existem várias embalagens Cheerios que usam o azul, o castanho ou o laranja. Esta não foi a primeira vez que a empresa tentou registar o chamado "amarelo pequeno-almoço" e o representante da marca assegura que não vão desistir de o fazer. "Estamos a avaliar os próximos passos", indicou Mike Siemienas.

A tentativa da Cheerios não é inédita. Existem várias empresas que registaram cores como marcas e alguns casos provocaram disputas judiciais. Em 2008, a alemã T-Mobile tentou processar o portal tecnológico Engadget. Sem sucesso. É que a cor, como marca registada, só tem validade para as empresas que atuem na mesma indústria.

Conheça na galeria, as cores que as marcas tomaram como suas.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de