Consumo

Delta quer ter café dos Açores na oferta

Rui Miguel Nabeiro, grupo Nabeiro.
Rui Miguel Nabeiro, grupo Nabeiro.

Um dia o seu café com leite dos Açores também vai ter café produzido no arquipélago. A Delta tem um compromisso de 15 anos para ajudar até 500 produtores de café da região a melhorar a sua capacidade de produção, anunciou Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro, durante o encontro de sustentabilidade do grupo dono da Delta.
“E com esta parceria nós vamos passar a beber aqui café dos Açores”, destaca António Costa. “Vai ser certamente um grande compromisso para a sustentabilidade futura da região dos Açores”, que não pode assentar exclusivamente na monocultura da vaca leiteira.
A aposta do Grupo Nabeiro surgiu depois de duas missões no terreno para averiguar da capacidade de produção de café no arquipélago. Os Açores produzem cerca de 9 toneladas, sobretudo para consumo doméstico, através de 20 a 30 produtores, diz Rui Miguel Nabeiro. O objetivo com este acordo com Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) é aumentar a produção na região, a única na Europa a produzir café, e ajudar até 500 produtores em todas as ilhas, embora hoje esteja concentrada na Terceira a maior produção.
“Nos sozinhos não íamos a lado nenhum”, diz José Bernardo, presidente da APAC. O compromisso fechado com a Delta vai ajudar a aumentar os rendimentos das famílias, “algumas delas só produtoras de café a tempo parcial”.
“Não queremos acabar com a produção da vaca leiteira, mas complementar”, frisa.
Delta Cafés irá apoiar os associados da APAC em todas as fases de produção de café: desde a introdução de novas variedades de café competitivas e economicamente viáveis, passando pelo aconselhamento técnico e pelo apoio na comercialização, até à elaboração de um plano estratégico para toda a cadeia produtiva do café, promovendo um sector socioeconómico rentável.
Rui Miguel Nabeiro não arrisca valores de produção, mas garante que a companhia tem o compromisso para a compra deste café. O administrador não adianta uma data para a produção dos Açores começar a ser comercializado na oferta da Delta.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Delta quer ter café dos Açores na oferta