Consumo

Delta quer ter café dos Açores na oferta

Rui Miguel Nabeiro, grupo Nabeiro.
Rui Miguel Nabeiro, grupo Nabeiro.

Um dia o seu café com leite dos Açores também vai ter café produzido no arquipélago. A Delta tem um compromisso de 15 anos para ajudar até 500 produtores de café da região a melhorar a sua capacidade de produção, anunciou Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro, durante o encontro de sustentabilidade do grupo dono da Delta.
“E com esta parceria nós vamos passar a beber aqui café dos Açores”, destaca António Costa. “Vai ser certamente um grande compromisso para a sustentabilidade futura da região dos Açores”, que não pode assentar exclusivamente na monocultura da vaca leiteira.
A aposta do Grupo Nabeiro surgiu depois de duas missões no terreno para averiguar da capacidade de produção de café no arquipélago. Os Açores produzem cerca de 9 toneladas, sobretudo para consumo doméstico, através de 20 a 30 produtores, diz Rui Miguel Nabeiro. O objetivo com este acordo com Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) é aumentar a produção na região, a única na Europa a produzir café, e ajudar até 500 produtores em todas as ilhas, embora hoje esteja concentrada na Terceira a maior produção.
“Nos sozinhos não íamos a lado nenhum”, diz José Bernardo, presidente da APAC. O compromisso fechado com a Delta vai ajudar a aumentar os rendimentos das famílias, “algumas delas só produtoras de café a tempo parcial”.
“Não queremos acabar com a produção da vaca leiteira, mas complementar”, frisa.
Delta Cafés irá apoiar os associados da APAC em todas as fases de produção de café: desde a introdução de novas variedades de café competitivas e economicamente viáveis, passando pelo aconselhamento técnico e pelo apoio na comercialização, até à elaboração de um plano estratégico para toda a cadeia produtiva do café, promovendo um sector socioeconómico rentável.
Rui Miguel Nabeiro não arrisca valores de produção, mas garante que a companhia tem o compromisso para a compra deste café. O administrador não adianta uma data para a produção dos Açores começar a ser comercializado na oferta da Delta.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(TIAGO PETINGA/LUSA)

Procuram-se especialistas para indústria em alto voo

LISBOA, 02/05/2019  - Convidado do programa “A Vida do Dinheiro” - António Bernardo
(João Silva/Global Imagens)

António Bernardo: “O modelo económico e social europeu é um modelo de futuro”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Delta quer ter café dos Açores na oferta