Depois da OPA, presidente executivo do Dia sai de cena

Borja de la Cierva demite-se e Mikhail Fridman passa a controlar Conselho de Administração da cadeia de supermercados.

Esta madrugada, a cadeia de supermercados, dona do Minipreço em Portugal, reagiu ao êxito da OPA - Oferta Pública de Aquisição - lançada pelo seu principal acionista, Mikhail Fridman, e ao acordo de financiamento com a banca. Borja de la Cierva demitiu-se do cargo de CEO, avança o Cinco Días.

Karl Heinz Holland, que foi CEO da cadeia alemã Lidl e liderou a expansão na Europa entre 2008 e 2014, vai assumir as funções de presidente executivo e Steven DuCharme, sócio do fundo LetterOne, agora proprietário de 70% da empresa, será o novo chairman.

Depois de Fridman ter alcançado um acordo com o Santander, principal credor, para desbloquear o aumento de capital necessário para a empresa se salvar da falência técnica, o milionário russo assume agora o controlo do conselho de administração do Dia. Da administração sairão sete membros atuais e entrarão seis, quatro dos quais em representação da LetterOne e dois independentes. Este era o último passo exigido por Fridman, com alguma urgência, para levar a cabo a injeção 500 milhões, operação que se comprometeu para salvar o Dia da dissolução.

Além do sucesso da OPA e do acordo com os credores, o magnata russo exigia ter a maioria dos membros do Conselho de Administração da empresa.

Com a tomada de controlo da administração, o acordo com os credores e o sucesso da aquisição de mais de metade das ações da empresa, Fridman vê preenchidos os três requisitos que reclamava para avançar com a ampliação de capital de 500 milhões de euros.

Esta terça-feira, o Dia conta assim com um conselho e equipa diretiva renovados e operacionais, que serão os novos responsáveis pelas decisões que se seguem.

O DIA tem vindo a registar quebras nos resultados líquidos. Até março, a cadeia registou perdas de 144 milhões de euros, o que compara com as perdas de 16,2 milhões de euros registadas no mesmo período de 2018.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de