Deutsche Bank confirma aumento de capital de oito mil milhões de euros

Aumento de capital arranca no início de abril e será organizado por um sindicato bancário

É oficial: o Deutsche Bank prepara-se para realizar um aumento de capital de cerca de oito mil milhões de euros, através da emissão de novas ações. O conselho de administração do banco alemão aprovou a operação este domingo, segundo um comunicado divulgado na página oficial. A operação arranca em abril e será organizada por um sindicato bancário. Esta é a principal medida da instituição para melhorar os rácios de capital.

O plano do banco alemão prevê também a manutenção do Postbank e a integração nas operações de banca de retalho e de private banking, a fusão dos negócios de mercados globais, banca corporativa e transações, a venda de ativos e a dispersão de uma "posição minoritária", no prazo de 24 meses, da unidade da gestão de ativos.

O Deutsche Bank antecipa que estas medidas terão um custo aproximado de dois mil milhões de euros entre 2017 e 2021; 70% destes custos deverão ocorrer nos próximos dois anos.

Com estas medidas, o banco alemão o rácio de capital common equity tier 1 seria de 14,1% no final de 2016 e não de 11,9%, como registado efetivamente.

O Deutsche Bank registou no quarto trimestre de 2016 prejuízos de 1,9 mil milhões de euros, ainda assim uma recuperação face a perdas de 2,12 mil milhões de euros registados em 2015 mas acima das previsões dos analistas.

(Notícia atualizada às 16h13 com mais informação)

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de