financiamento

Dez PME portuguesas ganham 50 mil euros de Bruxelas

Luís Matos, fundador da Follow Inspiration, com o Qofee Qar, da Delta Q, na Web Summit de 2016. Fotografia: Sara Matos / Global Imagens
Luís Matos, fundador da Follow Inspiration, com o Qofee Qar, da Delta Q, na Web Summit de 2016. Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

Cada startup e PME premiada vai receber 50 000 euros da Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou hoje que um grupo de Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas serão distinguidas pelo programa de investigação Horizonte 2020, que atribuirá 50 mil euros a cada uma delas.

A Comissão Europeia divulgou os últimos resultados da primeira Fase do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou mais 193 PME de 28 países, entre os quais Portugal.

“Neste grupo encontram-se dez PME portuguesas que irão receber 50.000 euros cada, perfazendo um total de meio milhão de euros dos 9,65 milhões atribuídos nesta fase”, refere a Comissão Europeia em comunicado.

A Cyblix, a Farmácia Saúde, a Meshporto, a Pavnext – Technological Pavements, a Probe.ly — Soluções de Ciberssegurança, a TWEVO, a METAICG Innovation Consulting Group, a BERD – PROJETO, Investigação e Engenharia de Pontes, a EAGROOP e a Follow Inspiration serão as beneficiárias em Portugal.

Nesta fase do Instrumento PME, cada projeto recebe 50.000 para financiar uma prova de conceito e um estudo de viabilidade.

As empresas beneficiam ainda de três dias formação empresarial (‘coaching’) e serviços gratuitos de “aceleração empresarial”.

O comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo Instrumento PME do Horizonte 2020, Carlos Moedas, citado na nota, destacou os resultados que confirmam que “este instrumento é, assumidamente, a melhor porta de entrada para as PME no Programa Horizonte 2020 e reflete o apoio deste programa a Portugal”.

“No espaço de três anos, esta fase do instrumento PME já financiou 75 Pequenas e Médias Empresas portuguesas inovadoras. Estou certo de que estes resultados representam um desafio para outras PME portuguesas arriscarem e concorrerem a este instrumento que oferece grandes oportunidades”, refere.

Desde o lançamento do programa, em 01 de janeiro de 2014, foram já selecionadas 2.616 PME para financiamento ao abrigo da Fase 1 do Instrumento PME, 75 das quais portuguesas.

A próxima data-limite para candidaturas à fase 1 do Instrumento PME é 08 de fevereiro de 2018.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Foto: Paulo Spranger

Contadores inteligentes acabam com estimativas na conta da luz

Outros conteúdos GMG
Dez PME portuguesas ganham 50 mil euros de Bruxelas