DieselGate

Dieselgate: Bosch paga multa milionária por colaborar com Volkswagen

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Bosch foi multada por um crime de "incumprimento negligente do seu dever" no que diz respeito às suas obrigações de supervisão.

O Ministério Público de Estugarda, na Alemanha, impôs uma multa de 90 milhões de euros à gigante de componentes de automóveis pela sua participação no escândalo das emissões de gases tóxicos que estalou na Volkswagen em 2015, nos EUA. A Bosch foi multada por um crime de “incumprimento negligente do seu dever” no que diz respeito às suas obrigações de supervisão, avança o El País.

A partir de 2008, a Bosch entregou cerca de 17 milhões de dispositivos equipados com software de gestão de motores que incluíam ferramentas que permitiam aos fabricantes de automóveis manipular as emissões de gases tóxicos.

O Ministério Público assinalou que a Bosch aceitou a multa e decidiu não recorrer, pelo que terá de realizar o pagamento ao Estado federado de Baden-Württemberg num prazo de seis semanas.

“Os fabricantes de automóveis forneceram as unidades de controlo instaladas nos seus veículos, obtiveram as aprovações oficiais e colocaram-nos no mercado”, diz o comunicado divulgado pelo Ministério Público. “No entanto, estratégias de software inadmissíveis levaram a veículos equipados com mais óxidos de nitrogénio do que o permitido por exigências regulatórias”, acrescenta a nota.

O Ministério Público acrescenta ainda que a iniciativa para a integração e desenho do software fraudulento foi de funcionários dos fabricantes de automóveis, suspeita que o forçou a continuar as investigações contra os funcionários da Bosch.

O escândalo Diselgate afetou a Volkswagen em primeiro lugar, que mascarou a poluição ilegal em veículos com motores a diesel. A Volkswagen suportou a maioria das multas, já que os fabricantes de automóveis – e não os fornecedores de peças – são responsáveis por certificar que os carros atendem aos padrões de ar limpo.

A multa a ser suportada pela Bosch é consideravelmente menor do que a quantia que a marca Volkswagen e suas subsidiárias Audi e Porsche tiveram que pagar. No outono de 2018, o Ministério Público de Braunschweig impôs uma multa de mil milhões de euros à Volkswagen e, logodepois, multou a Audi em 800 milhões. A 7 de maio, o Ministério Público de Estugarda aplicou outra multa de 535 milhões de euros à Porsche, a lendária marca desportiva que pertence ao grupo Volkswagen.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Dieselgate: Bosch paga multa milionária por colaborar com Volkswagen