DieselGate

Dieselgate: Bosch paga multa milionária por colaborar com Volkswagen

17. Bosch Termotecnologia

Bosch foi multada por um crime de "incumprimento negligente do seu dever" no que diz respeito às suas obrigações de supervisão.

O Ministério Público de Estugarda, na Alemanha, impôs uma multa de 90 milhões de euros à gigante de componentes de automóveis pela sua participação no escândalo das emissões de gases tóxicos que estalou na Volkswagen em 2015, nos EUA. A Bosch foi multada por um crime de “incumprimento negligente do seu dever” no que diz respeito às suas obrigações de supervisão, avança o El País.

A partir de 2008, a Bosch entregou cerca de 17 milhões de dispositivos equipados com software de gestão de motores que incluíam ferramentas que permitiam aos fabricantes de automóveis manipular as emissões de gases tóxicos.

O Ministério Público assinalou que a Bosch aceitou a multa e decidiu não recorrer, pelo que terá de realizar o pagamento ao Estado federado de Baden-Württemberg num prazo de seis semanas.

“Os fabricantes de automóveis forneceram as unidades de controlo instaladas nos seus veículos, obtiveram as aprovações oficiais e colocaram-nos no mercado”, diz o comunicado divulgado pelo Ministério Público. “No entanto, estratégias de software inadmissíveis levaram a veículos equipados com mais óxidos de nitrogénio do que o permitido por exigências regulatórias”, acrescenta a nota.

O Ministério Público acrescenta ainda que a iniciativa para a integração e desenho do software fraudulento foi de funcionários dos fabricantes de automóveis, suspeita que o forçou a continuar as investigações contra os funcionários da Bosch.

O escândalo Diselgate afetou a Volkswagen em primeiro lugar, que mascarou a poluição ilegal em veículos com motores a diesel. A Volkswagen suportou a maioria das multas, já que os fabricantes de automóveis – e não os fornecedores de peças – são responsáveis por certificar que os carros atendem aos padrões de ar limpo.

A multa a ser suportada pela Bosch é consideravelmente menor do que a quantia que a marca Volkswagen e suas subsidiárias Audi e Porsche tiveram que pagar. No outono de 2018, o Ministério Público de Braunschweig impôs uma multa de mil milhões de euros à Volkswagen e, logodepois, multou a Audi em 800 milhões. A 7 de maio, o Ministério Público de Estugarda aplicou outra multa de 535 milhões de euros à Porsche, a lendária marca desportiva que pertence ao grupo Volkswagen.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emmanuel Macron, Pedro Sanchez, Angela Merkel, Donald Tusk, Jair Bolsonaro e Mauricio no G20 de Osaka, Japão, 29 de junho de 2019. Fotografia: REUTERS/Jorge Silva

Vírus da guerra comercial já contamina acordo entre Europa e Mercosul

O presidente da China, Xi Jinping, fez uma visita de Estado a Portugal no final de 2018. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Angola e China arrastam exportações portuguesas. Alemanha e Itália ainda não

Duarte Cordeiro, Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

“Votantes não compreendem a incapacidade da esquerda se entender”

Outros conteúdos GMG
Dieselgate: Bosch paga multa milionária por colaborar com Volkswagen