Dona da Zara com menos 7,3% de lucros

Amancio Ortega, dono da Zara
Amancio Ortega, dono da Zara

A Inditex, dona da Zara, registou lucros líquidos de 406 milhões de euros no seu primeiro trimestre fiscal (1 de fevereiro a 30 de abril), o que representa menos 7,3% do que em igual período do ano passado.

Segundo informou hoje a empresa, as vendas a câmbio constante cresceram 11%, refletindo o que considera ser “o sólido comportamento operativo”, e as vendas contabilísticas, afetadas pelas taxas de câmbio, aumentado 4%, para 3.748 milhões de euros.Já “o efeito da conversão cambial do euro reduziu as vendas em seis pontos percentuais”, justifica a empresa espanhola.

A dona da Zara e Massimo Dutti, informa ainda que o EBITDA (resultados operacionais reais antes de provisões, impostos e amortizações) foi de 732 milhões de euros, abaixo dos 749 milhões de há um ano, e o EBIT (lucro líquido de exploração) foi de 530 milhões de euros, abaixo dos 559 milhões de euros de 2013.

Leia mais Exportações têxteis registam o melhor resultado da última década

O grupo espanhol, que destacou o “sólido resultado operacional” do trimestre, garantiu ainda ter criado oito mil novos postos de trabalho, 700 dos quais em Espanha nos últimos 12 meses. No mercado espanhol mantêm-se os investimentos destinados ao aumento de capacidade das instalações, informou a Inditex.

No primeiro trimestre, a Inditex abriu 53 novas lojas, em 26 mercados diferentes. No caso da Zara, foram 19 as aberturas, já com nova imagem, em Seattle (Estados Unidos), Sidney (Austrália), Roma (Itália) e Madrid (Espanha). No total, a marca mais conhecida da Inditex conta com 6393 lojas em 88 mercados.A empresa fez 53 aberturas líquidas no primeiro trimestre e agora tem 6.393 lojas

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

Dona da Zara com menos 7,3% de lucros