retalho

Dona da Zara já conquistou metade do mundo

Em 193 países a Inditex está presente em praticamente metade. Em Portugal existem 339 lojas do grupo, é o sexto país com maior presença

15% da América, 25% da Ásia, 17% de Espanha e 43% do resto da Europa. Este é o mapa do conquistador Inditex, o grupo dono da Zara. A marca liderada por Amâncio Ortega abriu a primeira loja há 40 anos e em poucas décadas conquistou metade do mundo.

Já está presente nos cinco continentes, no primeiro semestre deste ano inaugurou lojas em quatro novos países (Vietname, Nicarágua, Paraguai e Aruba) e, no final de 2016, deverá chegar à Nova Zelândia, somando assim um total de 93 mercados.

mapainditex

Até setembro, foram abertas 83 novas lojas em 38 geografias diferentes, incluindo Taiwan. De acordo com a ONU, existem no mundo 193 países e o grupo de Ortega está em 93, praticamente metade.

Em alguns países, existe apenas uma Zara, Pull & Bear, Bershka, Stradivarius ou Massimo Dutti. Mas a própria Inditex admite que “não é o mesmo ter presença em países como a China ou Rússia e em sítios muito mais pequenos, como San Marino ou o Vaticano”.

Neste momento, o grupo está a expandir-se rapidamente para países mais populosos e com maior dimensão como a Rússia ou China – “países com maior número de lojas”. No último semestre, a abertura de lojas tinha-se concentrado na América, Ásia e Oceânia.

E agora os números que realmente importam: Quantas lojas tem o grupo Inditex? Conta com 7096 estabelecimentos em todo o mundo, mais lojas do que os seus concorrentes.

E em Portugal? Só da Zara são 85 lojas, a Pull & Bear tem mais 54, a Massimo Dutti tem 42, da Bershka são 50, a Stradivarius tem 44, a Oysho 34 e a Zara Home 26 lojas, números atualizados em julho deste ano. A imprensa espanhola, no entanto, revela valores totais ligeiramente acima (339 lojas). Portugal é o sexto país com mais lojas do grupo.

Espanha é o número um com 1314, na China já existem 582, na Rússia 355 e em Itália são 355. Antes de Portugal vem ainda o México, onde a empresa tem 345 lojas.

As vendas da Inditex cresceram 11% nos primeiros seis meses do ano para 10 465 milhões de euros, acima das previsões dos analistas. Já o resultado líquido cresceu 8%, para 1256 milhões.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
2. Os telemóveis desvalorizam até 78% do investimento num ano

Burlas com SMS custam um milhão por ano aos consumidores

Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) antes de uma entrevista, esta manhã nos estúdios TSF.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Ana Jacinto. Hotelaria e restauração precisam de mais de 40 mil trabalhadores

Austin, EUA

Conheça o ranking das cidades mais desejadas pelos millennials em 2020

Dona da Zara já conquistou metade do mundo