Retalho Alimentar

Dona do Jumbo vende operação em Itália e sai do Vietname

AUCHAN

Em março, a cadeia de retalho alimentar francesa já tinha sinalizado que estes dois mercados estavam com um desempenho abaixo do esperado

A cadeia francesa de distribuição Auchan vendeu praticamente a totalidade da sua operação em Itália e decidiu abandonar o Vietname, país onde era a última cadeia de retalho alimentar ocidental depois da saída a cadeia Casino em 2016. Itália e Vietname tinham sido sinalizados em março pela companhia nos seus resultados anuais como mercados onde a empresa estava a sentir dificuldades.

A saída destes dois mercados foi anunciada pela cadeia esta terça-feira. A Auchan, que em Portugal opera com as marcas Jumbo, Pão de Açúcar e MyAuchan, vendeu praticamente a totalidade da sua operação em Itália ao grupo transalpino Conad, por um montante que não foi revelado, noticiou o Le Monde.

Neste mercado, a cadeia tinha cerca de 1600 lojas próprias e em franchising, empregava 14 mil colaboradores, realizando receitas de 3,6 mil milhões de euros. O ano passado a cadeia já tinha encerrado 23 lojas. Na região mantém 33 supermercados na Sicília e 50 lojas da cadeia Lillapois (perfumaria e produtos de higiene e beleza) para os quais procura comprador.

O Vietname é outros dos mercados dos quais a cadeia francesa está de saída. Depois de quatro anos no país, “não encontramos o modelo económico adaptado ao mercado vietnamita”, segundo uma nota interna citada pelo Le Monde. O ano passado este mercado gerou 45 milhões de euros de receitas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paulo Fernandes, presidente da Cofina

Cofina avança para OPA a 100% da Media Capital

Aviao TAP

TAP reforça rede em outubro: 82 rotas e 666 voos semanais no plano

Fotografia: Manuel de Almeida/EPA

Concorrência foi notificada quinta-feira do reforço do Estado na TAP

Dona do Jumbo vende operação em Itália e sai do Vietname